terça-feira, 25 de agosto de 2015

Tomaz Salomão diz que crise financeira mundial atrasou integração regional

SADC
O antigo secretário executivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Tomaz Salomão, diz que a crise financeira internacional, que iniciou no ano 2008, afectou negativamente o processo de integração regional. Os Estados-membros da região pretendiam, numa primeira fase, ter uma zona de comércio livre até aquele ano, mas o processo decorre até hoje.
Acerca dos passos subsequentes, o economista diz que a região está a ‘patinar’ em três objectivos da integração, nomeadamente, mercado comum, união aduaneira e união monetária. Tomaz Salomão alinha na ideia de os países redefinirem os objectivos, para os tornar mais realistas e exequíveis.
“Estamos a ‘patinar’ em relação a três objectivos, relacionados com União Aduaneira, Mercado Comum e União Monetária (...). O Plano Indicativo Regional foi desenhado, em 2004, numa conjuntura em que os eventos de 2008 não estavam aí, os eventos ocorreram, a crise financeira internacional ocorreu, então, é lógico que a SADC revisite tudo isto”, avançou Tomaz Salomão.
in  http://opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/37495-tomaz-salomao-diz-que-crise-financeira-mundial-atrasou-integracao-regional.html

Sem comentários:

Enviar um comentário