terça-feira, 18 de agosto de 2015

Lancamento das comemoracoes do Dia da SADC em Gaza_10 de Agosto de 2015


REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
GOVERNO DA PROVÍNCIA DE GAZA
Direcção Provincial Para Coordenação da Acção ambiental

 Senhores Membros do Governo Provincial de Gaza
Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai
Senhor Presidente da Assembleia Provincial
Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Cidade de Xai-Xai
Representantes da Sociedade Civil
Representantes do CTA
Distintos Convidados
Minhas Senhoras, Meus Senhores

É com maior satisfação e honra que me dirijo a todos os presentes nesta cerimónia de lançamento das comemorações de mais um aniversário da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que culminará no dia 17 de Agosto. Durante a semana várias actividades serão realizadas visando a divulgação dos ganhos alcansados nestes anos, oportunidades e desafios da Integraçcão regional.

A Conferência Para Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC) foi criada a 1 de Abril de 1980, transformada em SADC a 17 de Agosto de 1992 em Namíbia para Comunidade para Desenvolvimento da África Austral, cujo principal objectivo é garantir o desenvolvimento comum entre os Estados membros da organização. Moçambique assinou e ratificou vários intrumentos visando alcançar os propósitos definidos pela organização e recentemente fez auscultação da revisão do Plano Indicativo de Desenvolvimento Regional 2015-2020.

A promoção da independência, a integração das economias, mobilização dos recursos, o entendimento, a cooperação e compromisso do estados da África Austral, estabelece o desenvolvimento e por conseguinte permite o progresso e bem-estar dos povos da região.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral reconhece a importância do uso e gestão sustentável do ambiente no combate à pobreza e a insegurança alimentar. Para a SADC o desenvolvimento sustentável significa desenvolvimento económico que integra as preocupações das comunidades da região e do ambiente do qual dependem como fonte de subsistência.

Minhas Senhoras e meus Senhores
O lema para as comemorações alusivas ao 35º aniversário da SADC é “OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO REGIONAL DA SDAC ATÉ 2020”.

Os Estados Membros da SADC o qual Moçambique faz parte, comprometeram-se a integrar o desenvolvimento sustentável nas suas políticas, estratégias, planos e programas de desenvolvimento. Este compromisso está reflectido no Tratado da SADC, tendo estabelecido três principais objectivos ambientais sendo: a protecção e melhoria da saúde, ambiente e fontes de subsistência das comunidades com prioridade para as mais pobres, preservação da natureza, da biodiversidade e da saúde dos ecossistemas da região e o poio ao desenvolvimento económico regional de forma equitativa e sustentável em benefício das presentes e futuras gerações.

Assim, com vista ao alcance destes objectivos Moçambique participa na promoção e criação de Áreas Transfronteiriças de Conservação (ATFC), onde até ao momento existem 18 ATFC, incluindo o Parque Nacional do Limpopo, localizada na nossa província. Outro sim a nível da província várias outras actividades são desenvolvidas como preparação da celebração de memorando para atendimento dos doentes em hospitais de ambas as províncias sendo que na nossa já está em curso, juntos das províncias da África do Sul e Zimbabwe que fazem fronteira com a nossa, a actuação da polícia conjuta nas zonas forntriças visando garantir ordem e segurança pública.

 Igualmente foi elaborado o Plano de Adaptação de Mudanças Climáticas (PLA) em cinco distritos da província nomeadamente Chibuto, Mandlakazi, Guija, Chigubo e Massingir, cujas actividades de desenvolvimento avançadas visa a tornar as comunidades resilientes aos efeitos das mudanças climáticas.  

Minhas Senhoras Meus Senhores
Antes de terminar, permitam convidar a população da Províoncia de Gaza, todos os sectores públicos e privados para integrar o desenvolvimento sustentavel na implementação dos seus projectos, sendo que o desenvolvimento sustentável significa desenvolvimento económico que integra as preocupações das comunidades da região e do ambiente do qual dependem como fonte de subsistência.

Permitam me também reiterar o nosso apelo a participação massiva nas actividades comemorativa que irão decorrer ao longo desta semana.

Assim, tenho a honra de declarar aberta a semana da SADC.

 MUITO OBRIGADO

Xai-Xai 10 de Agosto de 2015

 

Sem comentários:

Enviar um comentário