quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Discurso de Sexa Filipe Jacinto Nyusi na Cimeira da SADC em Botswana a 17 de Agosto de 2015

Sua Majestade Rei Mswati III, do Reino da Suazilândia;
Sua Excelência Robert Mugabe, Presidente em exercício da SADC;
Sua Excelência Tenente General Seretse Ian Khama, Presidente da República do Botswana e nosso Anfitrião;
Suas Excelências Chefes de Estado e de Governo aqui presentes;
Senhora Stergomena Lawrence Tax, Secretária Executiva da SADC;
Excelências Chefes de Missões Diplomáticas e Representantes de Organizações Regionais e Internacionais;
Minhas Senhoras e Meus Senhores; 

É com elevada honra e privilégio que me dirijo a esta 35ª Cimeira Ordinária da SADC, em que participo pela primeira vez, desde que assumi a liderança dos destinos do nosso país, em Janeiro de 2015, na sequência do exercício democrático que culminou com a minha eleição.
Permitam que expresse, em nome da delegação que me acompanha e em meu próprio nome, a nossa gratidão através de si, Senhor Presidente Khama, ao Povo e Governo do Botswana, pela recepção calorosa e hospitalidade que temos vindo a desfrutar desde que chegamos a esta bela Cidade de Gaborone.
Quero nesta ocasião ímpar transmitir saudações de todo o povo moçambicano a todos os povos da região da África Austral através dos briosos líderes aqui presentes.  
A presente Cimeira que se realiza sob o lema “Acelerando a Industrialização das Economias da SADC Através da Transformação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento do Capital Humano” ocorre numa altura em que a situação política, de segurança e económica internacional é caracterizada por focos de instabilidade e relativa desaceleração do crescimento económico. 

Caros Colegas,
A região da SADC, continua, de um modo geral, a gozar de estabilidade política e a registar índices de crescimento socioeconómico promissores, como resultado da implementação de políticas macroeconómicas favoráveis em cada um dos nossos países. Estes indicadores têm vindo a contribuir para o alcance da almejada convergência macro-económica regional.
Ontem iniciamos a luta e nos libertamos dos últimos focos do colonialismo e de regimes minoritários opressores dos nossos povos, num processo sob a égide da Linha da Frente. Depois, avançamos com a criação da SADCC, projecto claro de intervenção política e económica.
Hoje, a nossa actuação na SADC dá primazia ao aprofundamento da integração regional, tendo como alicerces a preservação da paz, segurança e estabilidade regional e o desenvolvimento socio-económico. O exercício da democracia, como um valor sublime que defendemos, confere prestígio à nossa organização no contexto da União Africana e no Mundo.  
Neste contexto, o lema da nossa Cimeira é elucidativo no que tange aos desafios que a nossa região deve superar para o desenvolvimento harmonioso, sustentável e inclusivo.
Outrossim, o lema encontra enquadramento nas prioridades do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional Revisto para 2015-2020, que coloca a industrialização no centro das prioridades da nossa região, porquanto permite a transformação e acréscimo de valor aos abundantes recursos naturais existentes nos nossos países.
O lema reconhece, ainda, a centralidade do desenvolvimento do capital humano, como factor impulsionador da nossa estratégia de industrialização e a distribuição justa da riqueza.  

Sua Majestade,
Senhor Presidente,
Caros Pares
Durante a minha tomada de posse, afirmei que iria respeitar os acordos bilaterais e multilaterais e as convenções de que somos parte e reforçar a participação de Moçambique nos esforços de preservação da paz, da estabilidade e a promoção do desenvolvimento internacional.
Deste modo, quero aproveitar esta oportunidade para reafirmar o compromisso do Governo e do Povo moçambicano com os ideais e aspirações da SADC, bem como manifestar a nossa inteira disponibilidade de aprender das ricas experiências de que Vossas Excelências e os países que representam são fiéis depositários.
Apraz-nos realçar que o lema da presente Cimeira vai de encontro ao Programa Quinquenal do nosso Governo 2015-2019 que prioriza a paz, o desenvolvimento humano, produtividade e competitividade, desenvolvimento de infra-estruturas e gestão sustentável dos recursos naturais e do ambiente.
É nesta senda que o nosso país se tem empenhado na consolidação do Estado de direito democrático, na boa governação e descentralização, valores pelos quais a nossa região da SADC é conhecida como grande defensora. 

Excelências,
Minhas Senhoras e meu Senhores!
E nossa expectativa que desta Cimeira possamos definir linhas claras que viabilizem a implementação dos vários Planos, Politicas e Estratégias ora aprovadas pela nossa organização, principalmente no que respeita ao seu financiamento através da aceleração do Fundo de Desenvolvimento Regional da SADC.
Ao terminar gostaria de dirigir uma palavra de apreço e de felicitaçõe pela missão cumprida, ao Presidente Kikwete, por ter servido, não só o seu país com dedicação, como também a região da SADC.
Com o seu saber e experiência contribuiu para se escrever com letras douradas a história da nossa região, pelo que manifestamos os nossos votos de um futuro risonho nas próximas missões. Queremos assegurar que em Moçambique há lugar para a sua reforma, podendo trabalhar para o Povo moçambicano, cuja Pátria, Nyerere ajudou a libertar.
Renovamos a nossa gratidão ao povo do Botswana pela calorosa hospitalidade e excelentes condições de trabalho proporcionadas á nossa delegação que acredito ser sentimento comum dos participantes.
Louvor igual endereçamos ao Secretariado pelo apoio técnico e profissionalismo demonstrado, permitindo que esta Cimeira seja produtiva e bem sucedida.
A luta continua e Muito Obrigado pela Vossa atenção!

Sem comentários:

Enviar um comentário