terça-feira, 18 de agosto de 2015

Governadora da Cidade de Maputo discursa no Dia da SADC em Maputo


Discurso de Sua Excelência a Governadora da Cidade de Maputo por Ocasião do Encerramento das Comemorações do Trigésimo Quinto Aniversário da Fundação da SADC.

Presidente Filipe Jacinto Nyusi oye!
Cidade de Maputo oye!
Dia da SADC oye!
Unidade Nacional oye!
Paz oye!
Integração Regional oye!
Estudantes oye!

Sua Excelência Senhor Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural;
Suas Excelências Altos – Comissários e Embaixadores dos Estados Membros da SADC Acreditados e Residentes em Moçambique;
Sua Excelência Senhor Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo;
Senhor Vereador do Distrito Municipal KaMpfumu;
Senhores Membros dos Comités Técnicos Especializados da Comissão Nacional da SADC;
Queridos alunos;
Distintos Convidados;
Minhas Senhoras!
Meus Senhores! 

Em nome do Governo da Cidade e em meu nome pessoal gostaríamos de saudar a todos os presentes nesta cerimónia de encerramento das comemorações do trigésimo quinto aniversário da fundação da SADC, que se assinala hoje, dia 17 de Agosto.  
Queremos saudar de forma especial os alunos que vem das províncias de Nampula e Tete e que se encontram nesta sala. Sejam bem – vindos à Cidade de Maputo e sintam se como se estivessem nas vossas províncias.
Ao encerrarmos hoje a semana das comemorações do dia da SADC, que a 10 de Agosto teve a sua abertura, queremos demonstrar o nosso cometimento com os objectivos pelos quais esta organização foi criada – defender os povos da região no contexto económico, político e social.
A semana que hoje encerramos é o culminar de várias actividades realizadas na nossa Cidade desde o dia 10 de Agosto, destacando – se para o efeito as actividades culturais, recreativas, Desportivas, palestras nas escolas, seminários, entre outras actividades enquadradas nas celebrações do dia da SADC.

Minhas Senhoras!
Meus Senhores!
O dia da SADC que hoje se assinala celebra – se sob o lema ``os Desafios da Integração Regional até 2020``. Este lema permite – nos não apenas reflectir sobre os desafios da região, mas também leva - nos a fortalecer os fortes laços de união e irmandade que nos caracterizam como povos.
Temos a certeza que esses fortes laços serão confirmados e reforçados com as decisões e orientações que irão imanar da 35ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que termina amanha na Cidade de Gaberone, na República do Botswana.

Minhas Senhoras!
Meus Senhores!
A Cidade de Maputo tem figurado na lista de vencedores de concursos de redacção de 2002 a 2014, tendo logrado 12 lugares assim discriminados: seis em primeiro lugar; quatro em segundo lugar e dois em terceiro lugar.
Queremos aproveitar esta ocasião para parabenizar todos alunos que participaram do concurso ao nível do país em especial aos alunos vencedores oriundos das províncias de Nampula e Tete.
Pelo facto, gostaríamos de pedir uma forte salva de palmas para os nossos alunos vencedores, seus professores, pais e encarregados de educação.
A terminar, queremos reiterar as nossas felicitações a toda comunidade da SADC em especial a população da Cidade de Maputo pela passagem do 35˚ aniversário da criação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, fazendo voto que prevaleça em todos nós o espírito de unidade, paz e solidariedade de modo que ``os desafios da integração da SADC até 2020`` sejam ultrapassados com êxito.
Reiteramos a nossa satisfação pelo facto de termos tido a soberana oportunidade de acolher na nossa urbe as celebrações centrais do dia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Dia da SADC oye!
Muito Obrigada.

Maputo, 17 de Agosto de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário