terça-feira, 18 de agosto de 2015

Mandlakazi acolhe as cerimonias de encerramento da semana comemorativa do Dia da SADC


INTERVENÇÃO DA SUA EXCELÊNCIA GOVERNADORA DA PROVÍNCIA DE GAZA POR OCASIÃO DO ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA SADC.

Mandlakazi, 17 de Agosto de 2015

EXMO. SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA VILA DE MANDLAKAZI;
EXMO. SENHOR ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE MANDLAKAZI;
EXMOS. SENHORES MEMBROS DO GOVERNO PROVINCIAL;
EXMOS. SENHORES MEMBROS DO GOVERNO DO DISTRITO DE MANDLAKAZI;
EXMO. SENHOR REPRESENTANTE DA CTA;
EXMO. SENHOR REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL;
EXMO. SENHOR PONTO FOCAL PARA OS ASSUNTOS DA CONSADC;
CAROS CONVIDADOS;
MINHAS SENHORAS E
MEUS SENHORES,
É sempre uma grande honra e satisfação, dirigirmo-nos a todos os presentes nesta cerimónia de encerramento das comemorações do 35o Aniversário da Criação da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral - SADC, cuja semana decorre desde o dia 10 de Agosto e culmina hoje, com mais um evento que junta diferentes intervenientes no processo de desenvolvimento desta província.
Em Moçambique, as cerimónias centrais da comemoração desta efeméride, tem lugar na cidade de Maputo, sob a coordenação rotativa do Ministério de Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural, sob o lema “Os Desafios da Integração Regional da SADC até 2020”.
Tal como na nossa província, as actividades comemorativas decorreram em todo o país através de manifestações culturais, recreativas, desportivas e académicas, hastear da bandeira da SADC, marchas populares e palestras.

Caros presentes,
Desde a sua criação, a SADC assumiu o papel fundamental de impulsionar o desenvolvimento económico na região, promovendo a independência, a integração das economias, a mobilização dos recursos, a união entre os povos, a cooperação regional e o compromisso dos Estados da África Austral de promover o desenvolvimento para o progresso e bem-estar dos povos da região.

 Moçambique assinou e ratificou vários instrumentos visando alcançar os propósitos definidos pela organização e recentemente fez auscultação da revisão do plano indicativo de desenvolvimento regional 2015-2020.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral reconhece a importância do uso e gestão sustentável dos recursos naturais no combate à pobreza e à insegurança alimentar.

Para a SADC, o desenvolvimento sustentável significa desenvolvimento económico que integra as preocupações das comunidades da região e do ambiente do qual dependem como fonte de subsistência.

Os Estados Membros da SADC dos quais Moçambique faz parte, comprometeram-se a integrar o desenvolvimento sustentável nas suas políticas, estratégias, planos e programas de desenvolvimento. Este compromisso está reflectido no Tratado da SADC, tendo estabelecido três principais objectivos ambientais, sendo a protecção e melhoria da saúde, ambiente e fontes de subsistência das comunidades com prioridade para as mais pobres, preservação da natureza, da biodiversidade e da saúde dos ecossistemas da região e o apoio ao desenvolvimento económico regional de forma equitativa e sustentável em benefício das presentes e futuras gerações.

Assim, com vista ao alcance destes objectivos, Moçambique participa na promoção e criação de Áreas de Conservação Transfronteiriças, existindo até ao momento 18 , incluindo o Parque Nacional do Limpopo que tem uma impotância capital na conservação da flora e da fauna bravia, que contribui para o desenvolvimento  da Província, através do turismo.

Outrossim, ao nível da província, várias outras actividades são desenvolvidas, destacando-se  a actuação conjunta da polícia nas zonas fronteiriças, visando garantir a ordem e segurança públicas.

Igualmente, foram elaborados os Planos Locais de Adaptação às Mudanças Climáticas em cinco distritos desta província, nomeadamente, Chibuto, Macia, Guijá, Chigubo e Massingir, cuja implementação das actividades plasmadas nos mesmos, visa tornar as comunidades resilientes aos efeitos das mudanças climáticas.  

Minhas Senhoras e Meus Senhores,
No contexto da SADC, o desenvolvimento sustentável significa desenvolvimento económico que integra as preocupações das comunidades da região e do ambiente do qual dependem como fonte de subsistência.

MUITO OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO

MANDLAKAZI, 17 DE AGOSTO DE 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário