quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cimeira da SADC: Moçambique eleito para a Presidência da Troika da Política de Defesa e Segurança

Moçambique foi eleito para a Presidência da Troika do Órgão da Política de Defesa e Segurança na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.
A eleição de Moçmbique aconteceu no decurso dos trabalhos da 35ª Cimeira da SADC que decorre em Gaberone, capital do Botswana.
A informação foi avançada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no balanço da Cimeira da SADC que termina esta terça-feira.
Segundo o estadista moçambicano, a vice-presidência da Troika ficou com a Tanzania, sendo que a África do Sul, que detinha a presidência, continua no órgão para a passagem de testemunho.
O Botswana, que recebeu a 35ª Cimeira, detém a presidência da SADC, em susbstituição do Zimbabwe, e a Swazilândia ocupa a Vice-presidência, ou seja, o próximo anfitrião da 36ª Cimeira da organização regional.
Segundo o Presidente da República, a Cimeira da SADC concluiu que a organização conseguiu um crescimento de 5%, reduziu a inflação de 6.6 para 5.7% e ainda reduziu a dívida de 41.2% para 39.8%.
Apesar destes números encorajadores, o Presidente da República, Filipe Nyusi disse que cerca de 24 milhões de pessoas estão em risco de carência alimentar na região Austral de África.
Dados avançados a margem dos encontros preparatórios da Cimeira da SADC indicam que a região Austral de África enfrenta um défice de cereais de mais de seis milhões de toneladas devido a falta de chuva e inundações que afectaram a regiao no período 2014/2015.
Segundo a directora da agricultura, alimentação e recursos naturais na SADC, Margaret Nyirenda, no período 2014/2015 a precipitação foi fraca na maior parte da região com períodos de seca prolongados em Botswana, Lesotho, Namíbia, África do Sul, Angola e Zimbabwe.
Nyirenda disse que Madagascar, Malawi e Moçambique experimentaram inundações e estiagem prolongada e que a fraca precipitação levou a uma insegurança alimentar na região para o ano 2015/2016. O déficit de cereais inclui os mais consumidos na região, como o milho, trigo e arroz. (x)
in www.rm.co.mz arquivo capturado em 19-8-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário