terça-feira, 18 de agosto de 2015

Lancamento da Semana comemorativa da SADC na Zambezia_10 de Agosto de 2015


 

 
 
 
 
Discurso da Excelentíssima Senhora Secretária Permanente Provincial
Em nome da Comissão Provincial da SADC
 
 
 
 
 
Por Ocasião
Do Lançamento da semana das Comemorações do Dia da SADC
 
 
 
 
 
 
Quelimane, Agosto de 2015
 
 
 

 

Senhores Membros do Governo Provincial;
Senhor Administrador do Distrito de Quelimane;
Senhor Presidente do Município de Quelimane;
Distintas Autoridades Comunitárias;
Ilustres convidados;
 
Minhas Senhoras e meus Senhores    

Em primeiro lugar, em meu nome e em nome do Governo Provincial, gostaria de apresentar as nossas calorosas saudações a todos os presentes e convidados a este evento.

Uma saudação especial vai à Sua Excelência o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi junto o seu Governo, que incansavelmente dia após dia, vão a busca de mecanismos para a melhoria das condições de vida do povo, visto que este é o seu patrão.

Minhas Senhoras e meus Senhores

 É com muita honra e privilégio que hoje dia 10 de Agosto, me dirijo a todos os presentes por ocasião da cerimónia provincial do lançamento da Semana Comemorativa do Dia da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

 A nível nacional dá-se o início das comemorações do dia da SADC, podendo desde já e durante a semana viver-se um ambiente festivo nesta cidade de Quelimane e no país em geral, que englobam a realização de actividades de carácter cultural, recreativo, palestras, tendo ponto mais alto, o próprio dia 17 de Agosto.  

Celebra-se 17 de Agosto como o dia da SADC, em virtude de ter sido a data em que foi criada, em Windhoek - Namíbia em 1992, resultante da transformação da Conferência de Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC) que nascera a 1 de Abril de 1980, em Lusaka - Zâmbia.  

A SADC é uma organização regional constituída por 14 países, entre os quais a nossa bela pátria amada, Moçambique, cuja visão é de um futuro comum, um futuro numa comunidade regional que garanta o bem-estar económico, a melhoria dos padrões e da qualidade de vida, a liberdade e a justiça social, paz e segurança dos povos da África Austral. Esta visão está enraizada nos valores e princípios comuns e nas afinidades históricas e culturais existentes entre os povos da região. 

Minhas senhoras Meus senhores
Em Moçambique, as comemorações têm sido presididas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e, co-presididas por um dos Ministérios escolhido anualmente. Para o presente ano, coube ao Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) a co-presidência das comemorações da semana da SADC, sob o lema: “Os Desafios da Integração da SADC até 2020.
Este lema tem como referência a implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional Revisto da SADC, para 2015-2020, o qual foi aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo da SADC, na sua Cimeira Extraordinária realizada em Harare, na República do Zimbabwe, a 29 de Abril de 2015.
O plano visa promover a evolução industrial e a integração dos mercados, criar infra-estruturas de apoio à integração regional, cooperação no domínio da paz, segurança e desenvolvimento dos recursos humanos.
O plano aponta também as linhas de orientação para a sua implementação, tendo em vista a mitigação da pobreza.
Presentemente em Moçambique, a Comissão Nacional da SADC (CONSADC) está a promover seminários de divulgação, para que o mesmo possa ser assumido como um mecanismo cuja implementação compete a todos os cidadãos.
Por esta ocasião, cabe a todos nós o momento especial para juntos reflectirmos sobre a SADC, olhando para os ganhos que esta Comunidade obteve no decurso dos 35 anos. Podemos dar como exemplos de grandes realizações desde a criação desta Organização, a independência da Namíbia, o fim da segregação racial na África do Sul, a pacificação no Zimbabwe, Lesotho, carta de condução com padrões da SADC, o cumprimento do protocolo de livre circulação de pessoas implementação das novas cartas de condução, BI e Passaporte Biométrico, inspecção permanente de veículos e reboques, abolição de vistos de entrada em muitos países da SADC, uso do português como língua de trabalho na SADC, construção da Ponte de Unidade sobre o Rio Rovuma entre outros.

Minhas Senhoras e Meus Senhores
Para a massificação da SADC, tendo os Jovens como dinamizadores dos processos de integração temos organizado concursos de redacção para as escolas secundárias, abordando diversos aspectos da organização, isto num esforço com vista a permitir que os mesmos cresçam com a consolidação e crescimento da SADC. Apelamos, pois, aos pais e encarregados de educação bem como aos professores a encorajarem os seus filhos e educandos a participarem nesta iniciativa.
Outro concurso anual que a SADC organiza é do Prémio de Jornalismo que já trouxe alegria nos últimos anos a milhões de moçambicanos com as vitórias a nível regional de jornalistas como Boaventura Mandlate (em 2007, 2008 e 2010), Alfredo Mueche (em 2006 e 2010) e Bento Venâncio (em 2009). Apelamos a todos os profissionais de comunicação social para participarem neste tipo de concursos.
Para terminar, gostaríamos de exortar a todos os presentes para participarem de forma activa e massiva nas actividades alusivas à comemoração do Dia da SADC, de hoje até 17 de Agosto, sob o lema:  Os Desafios da Integração da SADC até 2020
Assim, tenho a honra de declarar aberta a Semana Comemorativa dos 35 Anos da SADC.
Muito obrigada pela atenção dispensada

Sem comentários:

Enviar um comentário