terça-feira, 18 de agosto de 2015

Governo da Cidade de Maputo no lancamento da festa do aniversario da SADC

INTERVENÇAO DE SUA EXCIA IOLANDA CINTURA SEUANE, GOVERNADORA DA CIDADE DE MAPUTO POR OCASIAO DA CERIMÓNIA DE ABERTURA DAS COMEMORAÇOES DO XXXV ANIVERSÁRIO DA SADC

Sua Excelência Nyeleti Brooke Mondlane, Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação;
 Sua Excelência Ana Isabel Senda Coani, Vice-Ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural;
Suas Excelências Chefes das Missões da:

·         República da África do Sul;

·         República de Angola;

·         República do Botswana;

·         República Democrática do Congo;

·         República do Malawi;

·         República das Maurícias;

·         Reino da Swazilândia;

·         República Unida da Tanzânia;

·         República da Zâmbia e

·         República do Zimbabwe;

Senhores Membros do Governo da Cidade;
Senhor Vereador do Distrito Municipal KaTembe;
Caros estudantes das Escolas Secundárias aqui presentes;
Distintos convidados;
Minhas Senhoras!
Meus Senhores!

Em nome do Governo da Cidade e em meu nome Próprio gostaríamos de saudar a todos presentes nesta cerimónia de abertura das comemorações da semana da Comunidade para o Desenvolvimento de África Austral que a nossa urbe tem o privilégio de acolher as cerimónias centrais.
Queremos endereçar a Vossas Excelências, Chefes das Missões Diplomáticas dos países da SADC as nossas calorosas saudações e cumprimentos de boas vindas à Cidade de Maputo, Capital da República de Moçambique.
Sentimo-nos honrados pelo facto de acolhermos este importante evento que acontece todos anos numa das províncias do nosso país com intuito de celebrarmos o dia da SADC que se assinala a 17 de Agosto.
Ao celebrarmos o trigésimo quinto aniversário da fundação da SADC, na nossa Cidade, Cidade das Acácias, estamos certos do reforço dos laços de amizade e de cooperação com os países da Região Austral de África no âmbito de integração regional. 

Distintos Convidados;
Minhas Senhoras!
Meus Senhores!

As comemorações centrais do dia da SADC foram este ano responsabilizadas a cidade de Maputo, o que encerra em si um desafio ao Governo da Cidade de Maputo.
É neste contexto que procuramos envidar esforços para garantir que os nossos convidados, a nossa população e em especial os nossos alunos participem de forma activa em todas actividades planificadas para a celebração do dia da SADC.
Sob o lema: “OS DESAFIOS DA INTEGRAÇAO DA SADC ATÉ 2020” a Cidade de Maputo tem vindo a preparar esta cerimónia há já alguns meses com a colaboração do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o Ministério da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural e outras entidades aqui presentes.
Para o efeito, a Cidade de Maputo planificou para esta semana comemorativa até ao dia 17 de Agosto, dia da SADC realizar várias actividades tais como:
Ø  Debate sobre a industrialização e integração dos mercados na SADC;
Ø  Debates sobre os desafios das áreas da conservação e combate contra o comércio ilegal de espécies de flora e fauna na integração regional;
Ø  Debate sobre os desafios das mudanças climáticas na SADC;
Ø  Realização de palestras nas escolas, jogos de futebol, entre outras.
Sendo o dia da SADC uma importante data histórica, a cidade de Maputo envolveu os alunos das Escolas Secundárias em actividades inerentes a concursos de redacção sobre matérias relacionadas a região.
É neste âmbito que queremos encorajar os alunos a participarem nas actividades programadas como forma de enriquecer o conhecimento que têm sobre a região da SADC.
A terminar, gostaríamos de exortar a todos citadinos para que participem massivamente nos eventos que preparamos para a celebração da semana e do dia 17 de Agosto, dia da fundação da SADC.
Ditas estas palavras, tenho a honra de convidar Sua Excelência Nyeleti Brooke Mondlane, Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação a proferir o seu discurso.

 Ka Tembe, 10 DE AGOSTO DE 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário