terça-feira, 18 de agosto de 2015

Discurso de Sexa Nyeleti Brooke Mondlane no lancamento da semana comemorativa do Dia da SADC_Ka Tembe_10 de Agosto de 2015


Discurso de
Sua Excelência Nyeleti Brooke Mondlane,
Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação
por ocasião do
Lançamento da Semana Comemorativa do
Dia da SADC em 2015
·        População do Distrito Ka Tembe, Hoye!
·        População da Cidade de Maputo, Hoye!
·        População da República de Moçambique, Hoye!
·        População da SADC, Hoye!
·        Presidente Filipe Jacinto Nyusi, Hoye!
·        Unidade Nacional, Hoye!
·        Integração Regional, Hoye!

 /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

·        Sua Excelência Governadora da Cidade de Maputo;
·        Sua Excelência Vice-Ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural da República de Moçambique;
·        Suas Excelências Altos-Comissários e Embaixadores dos Estados Membros da SADC Acreditados e Residentes em Moçambique;
·        Excelentíssimo Senhor Vereador do Distrito Ka Tembe;
·        Excelentíssimos Senhores Membros do Governo da Cidade de Maputo;
·        Excelentíssimos Senhores Representantes de instituições do sector privado, de organizações não-governamentais, da sociedade civil e de sindicatos
·        Excelentíssimos Senhores Membros dos Comités Técnicos Especializados da Comissão Nacional da SADC;
·        Estimados Representantes dos Órgãos de Comunicação Social;
·        Distintos Convidados;
·        Minhas Senhoras e Meus Senhores 

É com muita honra e privilégio que me dirijo a todos os presentes, em nome da Comissão Nacional da SADC, em meu nome pessoal, por ocasião do lançamento, no nosso País, da Semana alusiva às comemorações do dia da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Estas comemorações, terão o seu ponto mais alto a 17 de Agosto de 2015, coincidindo assim com o dia da criação da SADC, pois foi nesta data no ano de 1992, em Windhoek, República da Namíbia, onde foi criada a SADC, como resultado da transformação da Conferência de Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC) que nascera a 1 de Abril de 1980, em Lusaka, República da Zâmbia.
Desde a sua institucionalização, comemoramos todos os anos, no nosso País, o dia da SADC e, as capitais provinciais acolhem de forma rotativa os atos centrais destas celebrações. Este ano coube a vez a Cidade de Maputo, enquanto nas restantes províncias os eventos alusivos a esta data decorrem sob orientação dos respetivos Governadores.
Minhas Senhoras e
Meus Senhores
As comemorações deste ano acontecem numa altura especialmente importante para Moçambique e para a SADC. No nosso País, assinalamos a 25 de Junho de 2015, a passagem dos 40 anos da Independência Nacional. Foi por via da Independência que o Povo Moçambicano passou a ter a sua identidade própria – a Nacionalidade Moçambicana. Foi através da Independência Nacional que instituímos e consolidamos a Unidade Nacional, um ingrediente fundamental para a manutenção da Paz entre nós.
Na nossa Região da África Austral, testemunhamos a 29 de Abril de 2015, em Harare, na República do Zimbabwe, a aprovação do Plano Estratégico indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP) Revisto, pelos Chefes de Estado e de Governo, na sua Cimeira Extraordinária.
Ao conferir a industrialização um papel basilar no processo de integração dos mercados, a aprovação do RISDP marca uma nova etapa na abordagem do desenvolvimento da região. O Plano estabelece 4 áreas prioritárias para a SADC, no período de 2015 a 2020, nomeadamente:
§  Prioridade A - Desenvolvimento Industrial e Integração dos Mercados. A SADC pretende que o processo de consolidação da Zona do Comércio Livre da SADC tenha como suporte a oferta e diversificação de produtos, sobretudo os manufacturados, de forma a gerar riqueza e reduzir a pobreza nos nossos países;
§  Prioridade B - Infra-estruturas em apoio à integração regional, incluindo energia, transporte, turismo, tecnologias de informação e comunicação, meteorologia e águas. A Região pressupõe que não é possível empreender o caminho da industrialização e muito menos integração, sem infra-estruturas adequadas. Sem uma industrialização forte, a nossa integração poderá ficar enfraquecida e insustentável.
§  Prioridade C- A SADC considera a cooperação no domínio da paz e segurança como um pré-requisito para a materialização da agenda de integração regional, porque com paz há desenvolvimento e também com desenvolvimento existe paz duradoira e sustentável; e
§  Prioridade D - os Programas especiais de dimensão regional no âmbito da educação e desenvolvimento dos recursos humanos; saúde; combate ao HIV e SIDA e a outras doenças de importância para a saúde pública; emprego e trabalho. Entende-se que o objectivo principal do processo de integração regional é, como disse, a criação da riqueza, garantia do bem-estar do cidadão, sendo o ser humano o recurso mais importante que os nossos países dispõem.
Para permitir que os moçambicanos se apropriem deste Plano Revisto, a Comissão Nacional da SADC (CONSADC) tem estado a organizar uma série de eventos, com destaque para os seminários nacionais realizados, na Cidade de Maputo, nos dias 9 e 10 de Julho de 2015, sobre o RISDP Revisto e sobre a Estratégia de Industrialização e seu Roteiro de Implementação. Esses seminários contaram com a participação de representantes de instituições do Governo a níveis central e provincial e da sociedade civil e do sector privado.
Para permitir que as prioridades do RISDP sejam incorporadas nos planos sectoriais do nosso país, as instituições do Estado identificaram as sub-actividades e estimativas de custos. Com este exercício, teremos uma ideia clara sobre o que deve ser feito por cada sector e facilitará a sua orçamentação.
 Minhas Senhoras e
Meus Senhores
As comemorações do Dia da SADC deste ano em Moçambique tem como lema: Os desafios da integração da SADC até 2020. É um lema que permite aprofundarmos mais as prioridades do RISDP Revisto que foram identificadas aqui há momento.
Assim, exortamos a todos os quadros, que orientarão palestras sobre a SADC em todo o país a partir de hoje até dia 17 de Agosto de 2015, para explicar em detalhe os desafios de integração regional nos seus respectivos sectores. Para o efeito, deverão ter os Protocolos da SADC como fonte principal das suas palestras, explicando os benefícios advindos dos mesmos para o nosso país.
Exortamos também a todos os estudantes para participarem massivamente nos concursos de redacções das escolas secundárias da SADC que têm sido promovidos anualmente. O mesmo apelo vai para os profissionais dos órgãos de comunicação social para participarem nos concursos de jornalismo da SADC. Só participando é que ganharão.
Minhas Senhoras e
 Meus Senhores
Dentro de dias, o nosso país participará na 35ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, a ter lugar na Cidade de Gaberone, na República do Botswana. Durante a Cimeira, o nosso Chefe de Estado, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, abordará com os seus homólogos da Região assuntos importantes que permitem uma integração regional cada vez mais forte.
Como sinal da irmandade que nos caracteriza, estão connosco aqui os Embaixadores ou Altos Comissários de alguns Estados Membros da SADC. Assim, vou pedir a cada um deles para vos saudarem.
·        República da África do Sul
·        República de Angola
·        República do Botswana
·        República Democrática do Congo
·        República do Malawi
·        República das Maurícias
·        Reino da Swazilândia
·        República Unida da Tanzânia
·        República da Zâmbia
·        República de Zimbabwe 

Minhas Senhoras e
 Meus Senhores
Antes de terminar, permitam-me reiterar o nosso apelo para uma maior participação nas actividades comemorativas que serão realizadas de 10 a 17 de Agosto de 2015 em todo o país.
ASSIM, TENHO A HONRA DE DECLARAR ABERTA A SEMANA COMEMORATIVA DOS 35 anos DA SADC.
MUITO OBRIGADA A TODOS! 
Ka Tembe, 10 de Agosto de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário