quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Presidente Nyusi na Cimeira da SADC

‘Aprofundar a integração regional tendo como alicerces a paz, segurança e o desenvolvimento sócio-económico’

“A região da SADC, continua a gozar de estabilidade política e a registar índices de crescimento socioeconómico, como resultado da implementação de políticas macro-económicas favoráveis em cada um dos países membro.”
Esta posição foi defendida, esta segunda-feira, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi,  na abertura da 35ª Cimeira Chefes de Estado e de Governo da SADC, em Gaberone, Botswana.
No seu discurso o Chefe do Estado moçambicano apontou que os indicadores têm vindo a contribuir para o alcance da almejada convergência macro-económica regional.
‘A nossa actuação na SADC, hoje, dá primazia ao aprofundamento da integração regional, tendo como alicerces a preservação da paz, segurança e estabilidade regional e o desenvolvimento socioeconómico.” Referiu nyusi. Sublinhou que a defesa do exercício da democracia confere prestígio à SADC no contexto da União Africana e no Mundo.  
“É nossa expectativa que desta Cimeira possamos definir linhas claras que viabilizem a implementação dos vários Planos, Politicas e Estratégias ora aprovadas pela nossa organização, principalmente no que respeita ao seu financiamento através da aceleração do Fundo de Desenvolvimento Regional da SADC.”
A Cimeira que se realiza sob o lema “Acelerando a Industrialização das Economias da SADC Através da Transformação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento do Capital Humano” ocorre numa altura em que a situação política, de segurança e económica internacional é caracterizada por focos de instabilidade e relativa desaceleração do crescimento económico. (RM)
in www.rm.co.mz, arquivo capturado em 19-8-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário