segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Sofala festejou o Dia da SADC



SENHOR ADMINISTRADOR DO DISTRITO DISTRITO DE MARROMEU,

SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE MARROMEU,

SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MINICIPAL DE MARROMEU

SENHORES MEMBROS DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MARROMEU

PREZADOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO,

DISTINTOS CONVIDADOS,

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES.

Gostaria de iniciar a minha intervenção, endereçando, em nome de Sua Excelência, Maria Helena Taipo, Governadora da Província de Sofala, e em meu nome próprio, calorosas e fraternas saudações, a todos quanto se dignaram a estar presentes, neste local.

É com elevada honra e incomensurável satisfação que nos dirigimos a vós neste dia que marca o encerramento da Semana Comemorativa da SADC – 2017 que se celebra sob o lema “Fazer da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional como Força Motriz do Processo de Integração Regional da SADC”.
As cerimónias centrais da Semana Comemorativa da SADC do corrente ano tem lugar ao mais alto nível na Província central de Tete.
 Ao nível do País, a cerimónia de abertura da Semana Comemorativa teve lugar no passado dia 10 de Agosto do corrente ano, tendo coincidido com a visita ao mais alto nível, de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, à Província de Sofala, facto que enalteceu esta Semana Comemorativa na nossa Província. De realçar que a nível da Província de Sofala, as cerimónias de abertura tiveram lugar no Distrito de Gorongosa.
Desta vez reunimo-nos cá no Distrito de Marromeu para encerrar com a chave de ouro esta Semana Comemorativa da SADC, que foi precedida de várias actividades, com destaque para palestras nas escolas, Mostras/Feiras, actividades recreativas e desportivas, olimpíadas/ concursos e debates nos órgãos de comunicação (Rádio e Televisão) sobre assuntos da SADC.
Minhas Senhoras, meus Senhores
A SADC é resultado da alteração da ora designada SADCC (Conferência Coordenadora para o Desenvolvimento da África Austral), que foi uma instituição comunitária que surgiu na década de 80 com o objectivo principal de diminuir a dependência económica que a África do Sul tinha sobre os países da região. Vigorava na altura, naquele país, o regime do Apartheid, ou seja segregação racial.
Passada esta fase, não se justificando o afastamento daquele país, mas sim a sua integração alteraram-se os objectivos, tanto como a denominação de que hoje celebramos. Passou a denominar-se SADC – Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral, onde os países membros foram-se beneficiando dos diversos acordos e protocolos em vigor no âmbito do Tratado, com o objectivo de desenvolver a Comunidade.
Em Agosto de 1992, os Chefes de Estado e de Governo dos Estados Membros reuniram-se em Windhoek, Namíbia, e assinaram a Declaração e o Tratado da Constituição da nova SADC, com os seguintes objectivos:
ü  Alcançar o desenvolvimento económico, aliviar a pobreza e melhorar o nível de vida dos seus povos e apoiar os mais desfavorecidos, através de integração regional;
ü  Desenvolver valores políticos comuns, sistemas e instituições;
ü  Promover e defender a paz e segurança na região;
ü  Promover o autodesenvolvimento, baseado no esforço coletivo e interdependências dos países membros;
ü  Alcançar complementaridade entre as estratégias e programas nacionais e regionais;
ü  Reforçar e consolidar os velhos laços, históricos, sociais e culturais entre os povos da região.
     Minhas Senhoras, meus Senhores
 Para alcançar os objectivos acima citados, a SADC a missão de:
ü  Harmonizar as políticas socioeconómicas e planos dos países membros;
ü  Criar instituições e mecanismos apropriados para mobilização dos recursos para implantação dos programas e operações da SADC e suas instituições;
ü  Promover o desenvolvimento dos recursos humanos;
ü  Promover o desenvolvimento, transferência e domínio da tecnologia;
ü  Melhorar a gestão da economia através da cooperação regional.
Minhas Senhoras, meus Senhores
Importa frisar que os objectivos da SADC estão alinhados com o Plano Quinquenal do nosso Governo (PQG) como principal instrumento orientador da governação do nosso País, concretamente:
ü  Prioridade II: Desenvolver o capital humano e social;
ü  Prioridade III: Promover o emprego e melhorar a produtividade e competitividade;
ü  Prioridade V: Assegurar a gestão sustentável e transparente dos recursos naturais e do ambiente
ü  Pilar II: Promover um ambiente macroeconómico equilibrado e sustentável.
 Minhas Senhoras, meus Senhores
A terminar, gostaríamos de endereçar os nossos agradecimentos ao nosso Governo, pelo empenho cada vez maior, para assinalar a Semana Comemorativa da SADC, a nível nacional. De igual modo, agradecemos a todos os envolvidos, desde as Direcções Provinciais e aos Governos Distritais envolvidas na organização deste evento. Por isso, estamos aqui para de um lado, procedermos ao encerramento deste evento e, por outro, socializarmo-nos com a População deste Distrito, sobre a importância desta agremiação, com particular destaque para a nossa área de intervenção, tendo em atenção o nosso foco que são as tecnologias e, este Distrito, dispõe destas actividades tecnológicas, particularmente na Companhia de Sena.
Endereçamos as nossas felicitações, em especial, aos alunos vencedores da redacção sobre a SADC bem como aos Professores que se têm empenhado afincadamente para materializar o Processo de Ensino e Aprendizagem nesta bela Pérola do Indico.
Sucessos a todos os povos da SADC e ao Mundo, em geral.
Nabonga
Ntakuta
Obrigada

                Beira, 17 de Agosto de 2017
                 

Sem comentários:

Enviar um comentário