quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Província de Maputo lança a festa do dia da SADC em 2017



Excelentíssimos Senhores Membros do Governo Provincial;
Exma Senhora Administradora do distrito de Moamba;
Distintos Convidados;
Minhas Senhoras e meus Senhores.

Pemitam-me endereçar uma saudação especial a todos presentes e agradecer por term aceite o convite para juntos neste momento tão importante da celebração do 37° Aniversário do Dia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A cooperação e integração regionais na África Austral têm como origem factores históricos, económicos, políticos, sociais e culturais que criaram fortes laços de solidariedade e unidade entre os povos da Região.
Estes factores contribuíram para a criação de uma personalidade e identidade da África Austral distinta, o que serve de base à cooperação política e económica da Região.
A formalização e a criação das estruturas para a promoção da cooperação e integração regionais começaram como uma iniciativa dos países da Linha da Frente, que teve como membros mentores Angola, Botswana, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.
A Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC), conhecida inicialmente como Conferência para a Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC), foi criada a 1 de Abril de 1980, pelos então nove estados independentes na África Austral com o objectivo principal de coordenação de projectos de desenvolvimento como forma de reduzir a dependência económica em relação à então África do Sul da época do apartheid. Os países fundadores foram: Angola, Botswana, Lesoto, Malawi, Moçambique, Seychelles, Tanzânia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.
A SADCC foi formada em Lusaka, Zâmbia, após a adopção da Declaração de Lusaka África Austral - Rumo à Libertação Económica.
A 17 de Agosto de 1992, esta organização foi transformada de Conferência de Coordenação para Comunidade de Desenvolvimento (SADC), em Windhoek, Namíbia, quando a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo assinou a Declaração e o Tratado, dando assim uma personalidade jurídica à organização.
Os Estados membros da SADC são: África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Tanzânia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. A Sede da SADC localiza-se em Gaberone, Botswana.
A visão da SADC é de um futuro comum, um futuro numa comunidade regional que garantirá o bem-estar económico, a melhoria dos padrões e da qualidade de vida, a liberdade e justiça social, paz e segurança dos povos da África Austral.
Esta visão comum está enraizada nos valores e princípios comuns e nas afinidades históricas e culturais existentes entre os povos da África Austral.
A comemoração do Dia da SADC visa o seguinte:
  • Divulgar as acções da SADC ao nível da Região;
  • Estimular o espírito de pertença da SADC no cidadão; e
  • Contribuir nas acções de integração regional que visam a aproximação cada vez maior, dos povos da região.
As comemorações do dia 17 de Agosto, Dia da SADC fazem nos reflectir sobre os ganhos que esta Comunidade obteve no decurso dos 34 anos desde a sua criação a 1 de Abril de 1980. Moçambique é um do países da SADC que ocupa um lugar de destaque, na taxa de cobertura no fornecimento de energia eléctrica dentro e fora do país e na sua matriz energética diversificada de geração o que traz a vantagem de responder á crescente necessidade de energia eléctrica.

O lema adoptado para estas comemorações é:
“Fazer da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional como Força Motriz no Processo de Integração Regional da SADC”.

Os paises da SADC comemoram as festividades do 37º Aniversário da Organização, que se assinalou a 1 de Abril, e comemora também mais uma data importante que é o 17 de Agosto. Dia da assinatura do Tratado que transforma a SADCC em SADC.
Os signatários do Tratado da SADC reconhecem que o subdesenvolvimento, exploração, privação e retrocessos na África Austral só poderão ser ultrapassados através da cooperação e integração económica.
Os Estados Membros reconhecem ainda que o alcance da integração económica regional exige deles o seu apoio total para que a SADC actue em nome de todos os Africanos da zona Austral para a sua prosperidade comum.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,
A integração regional e a adesão a ciência e tecnologia pode despertar todos os sectores da sociedade moçambicana, da necessidade de partilha dos resultados da investigação cientifica, a transferência de tecnologia, a formação superior e técnico profissional de qualidade podem servir de alavanca ou trampolim para um crescimento acelerado, continuo e equilibrado entre os países da região.  

Bem-haja a SADC
Muito obrigado, pela atenção dispensada.
Boane, 10 de Agosto de 2017.  

Sem comentários:

Enviar um comentário