quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Lançada a festa da SADC em Moatize



NTERVENÇÃO
de
Sua Excelência Nyeleti Brooke Mondlane,
Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação 
por ocasião da Cerimónia Oficial do Lançamento da Semana Comemorativa do Dia da SADC em Moçambique
  
Distrito de Moatize, Tete, 10 de Agosto de 2017
Moçambique, Hoye!
Moçambique, Hoye!
Moçambique, Hoye!
Província de Tete, Hoye!
Distrito de Moatize, Hoye!
Unidade Nacional, Hoye!
Presidente Filipe Jacinto Nyusi, Hoye!
Integração Regional, Hoye!
SADC, Hoye!
Paz, Hoye.
Muito obrigada e bom dia a todos.

·         Sua Excelência Vice-Ministra da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional da República de Moçambique;
·         Sua Excelência Governador da Província de Tete;
·         Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito de Moatize;
·         Excelentíssimo Senhor Presidente do Município da Vila de Moatize;
·         Sua Excelência Alto-comissário do Reino da Suazilândia (País Presidente em Exercício da SADC);
·         Sua Excelência Alto-Comissário da República do Malawi;
·         Sua Excelência Alto-Comissário da República do Botswana;
·         Excelentíssimo Senhor Cônsul da República Unida da Tanzânia;
·         Senhor Representante do Presidente do Conselho Nacional da Juventude;
·         Excelentíssimos Senhores Membros do Governo Provincial de Tete;
·         Excelentíssimos Senhores Representantes de Instituições do Sector Privado, de Organizações Não-governamentais, da Sociedade Civil e dos Sindicatos;
·         Excelentíssimos Senhores Membros dos Comités Técnicos Especializados da Comissão Nacional da SADC;
·         Distintos Representantes dos Órgãos de Comunicação Social;
·         Distintos Convidados;
·         Minhas Senhoras e Meus Senhores;

É com muita honra e privilégio que me dirijo a todos os presentes, em nome do Presidente da Comissão Nacional da SADC, e em meu nome pessoal, por ocasião do lançamento, no nosso País, da Semana comemorativa do dia da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) que vai decorrer de 10 a 17 de Agosto, em todo o País.
No âmbito da popularização da SADC, as províncias acolhem, de forma alternada e rotativa, as cerimónias centrais das comemorações do Dia da SADC e, Tete acolhe este ano o evento pela segunda vez, depois de o ter feito em Agosto de 2004.
No âmbito desta grande comemoração deste importante momento para a região, juntaram-se a nós representantes de alguns países da SADC que vou passar a apresentar e solicitar que se nos dirigijam na forma duma breve saudação.
v  Estados Membros da SADC presentes:

·         Reino da Suazilândia
·         República do Botswana
·         República do Malawi
·         República Unida da Tanzânia

Integração Regional, Hoye! SADC, Hoye!
O 17 de Agosto que comemoramos em Moçambique surge por decisão dos Chefes de Estado e de Governo da SADC tomada em Agosto de 1992, em Windhoek, República da Namíbia, que transformou a Conferência para a Coordenação do
Desenvolvimento da África Austral (SADCC, com dois C’s) criada a 1 de Abril de 1980, em Lusaka, República da Zâmbia, em Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, com um C).
Todos os anos, de forma rotativa, o Governo indica uma província para acolher as cerimónias centrais das comemorações e um Ministério para a sua co-presidência. Em 2017, o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional é co-presidente deste evento e cujo lema é: “Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional a Força Motriz no Processo de Integração Regional”.  É neste contexto que estamos aqui com Sua Excelência Leda Hugo, Vice-Ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.
A partir de hoje até dia 16 de Agosto, este lema e alguns instrumentos jurídicos que Moçambique assinou no âmbito da SADC serão divulgados em todo o país. É por isso que estão connosco aqui Quadros de diferentes instituições destacados para orientarem palestras aqui em Tete.

Integração Regional, Hoye! SADC, Hoye!
A escolha do lema deste ano enquadra-se perfeitamente nos ideais e programas da SADC a nível regional que apostam na mobilização de recursos para investimento em infra-estruturas energéticas sustentáveis para uma industrialização inclusiva da SADC e para a prosperidade da região.
Na recente visita que Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de todos nós, fez ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional realçou a necessidade de a ciência e tecnologia desempenharem um papel importante nas nossas vidas.
Aqui em Moatize temos uma importante infra-estrutura que precisa de domínio da ciência para criar riquezas no nosso país e para impulsionar a integração regional através do fornecimento de energia a partir do carvão.
Como podemos constatar, a integração regional é feita de várias formas: dominar a ciência e tecnologia para que tenhamos electricistas competentes, mecânicos competentes, gestores competentes, isto é, Moçambicanos competentes para produzirem energia eléctrica de forma sustentável para vendermos uma parte dela aos países vizinhos. Em troca, os países vizinhos dão à Moçambique divisas que nos ajudam a criar mais riqueza.
Assim, gostaria de apelar a todos os jovens desta província e de todo o país para apostarem no domínio da ciência e tecnologia. Faço este apelo numa semana em que os jovens comemoram o Dia Internacional da Juventude. Parabéns à Juventude moçambicana pelo 12 de Agosto.


Integração Regional, Hoye! SADC, Hoye!
Antes de terminar, permitam-me reiterar que o Governo está empenhado em contribuir para uma SADC cada vez mais inclusiva onde cada moçambicano se sinta parte dela.
Com estas palavras, TENHO A HONRA DE DECLARAR ABERTA A SEMANA COMEMORATIVA DOS 37 anos DA SADC.

MUITO OBRIGADA A TODOS! 

Sem comentários:

Enviar um comentário