sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Gaza lança a festa da SADC em 2017



SENHORES MEMBROS DO GOVERNO PROVINCIAL DE GAZA

SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL

VENERANDA JUÍZA PRESIDENTE DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE XAI-XAI

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE XAI-XAI

SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA CIDADE DE XAI-XAI

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

SENHOR PRESIDENTE DO CTA

DISTINTOS CONVIDADOS

MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES


É com maior satisfação e honra que me dirijo a todos os presentes nesta cerimónia de lançamento das comemorações de mais um aniversário da criação da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que culminará no dia 17 de Agosto. Durante a semana, várias actividades serão realizadas visando a divulgação dos ganhos alcançados nestes anos, oportunidades e desafios da integração regional.

A Conferência para Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC) foi criada a 1 de Abril de 1980, transformada a 17 de Agosto de 1992 na Cimeira de Windhoek Capital da Namíbia em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Os objectivos do bloco são, em síntese, proporcionar o crescimento das economias dos países-membros e, africanos no geral, consequentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida dos seus povos. O alcance deste objectivo só pode resultar dos esforços do uso dos resultados da investigação científica e transferência de tecnologia, formação, atracção e competição dos seus recursos humanos. Os países mais inovadores e competitivos são também aqueles cujo investimento em formação e capacitação de recursos humanos é feito de modo continuado. É nesta perspectiva que o MCTESTP escolheu, para o presente ano, o seguinte lema:


“Fazer da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional como Força Motriz do Processo de Integração Regional da SADC”.


A ideia é despertar todos os sectores da sociedade moçambicana da importância da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional para o processo de integração regional da SADC no geral e desenvolvimento do país em particular, pois a partilha dos resultados da investigação científica, a transferência de tecnologia, a formação superior e técnico profissional de qualidade podem servir de alavanque ou trampolim para um crescimento acelerado, continuo e equilibrado entre os países da região.
Dadas as similaridades dos países da região da África Austral, a abordagem do Governo é partilhada por todos, daí que passaram a adoptar medidas para alcançar o mercado regional, sendo que nesse caso, o desenvolvimento da indústria local é fundamental para a diminuição das importações dos produtos estrangeiros. Dessa forma, a produção desses países referidos têm-se concentrado na produção de produtos de base.


MINHAS SENHORAS MEUS SENHORES

Para responder ao protocolo da SADC sobre Ciência e Tecnologia, assinado pelos Chefes de Estado membros, a 17 de Agosto de 2008, o sector vem envidando esforços na realização de várias actividades como:

No domínio da ciência, tecnologia e inovação, com vista a potenciar a contribuição da Ciência e Tecnologia na busca de soluções dos problemas que afectam as comunidades, em 2015 e 2016 a nível nacional, foram financiados 99 projectos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologias. Foi estabelecido o Centro de Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Humano no Distrito de Molumbo, Província da Zambézia, que beneficiaram cerca de 62.000 pessoas. Adicionalmente, foram estabelecidos 6 polos de investigação e transferência de tecnologias em Gaza (Mandlakazi), Sofala (Caia), Manica (Manica e Barué) e Tete (Angónia), garantindo o treinamento e assistência técnica a cerca de 6.000 produtores.
No âmbito da expansão e melhoria de qualidade do ensino superior, o número de Instituições do Ensino Superior (IES) aumentou de 49 para 52, o que resultou no aumento do número de estudantes matriculados de 174.802 para 189.135 a nível nacional.

A nível da província, só em 2017, foram atribuídas 25 bolsas para o nível de licenciatura para estudantes e 9 pós-graduação de investigadores e docentes, visando o fortalecimento da capacidade de investigação das instituições do sistema nacional de ciência e tecnologia e melhoria da qualidade do ensino superior.

Na área das Tecnologias de Informação e Comunicação 9 sedes distritais de  Chongoene, Mandlakazi, Chibuto, Guijá, Chókwè, Bilene Massingir e Mabalane foram ligadas à Rede do Governo Electrónico (GovNET). Quanto a promoção de utilização e domínio das TICs a província formou 3.150 estudantes e Funcionários Estado. Relativamente ao desenvolvimento comunitário foram criadas 8 centros multimédias e telecentros comunitários nos distritos de Massangena, Chicualacuala, Mabalane, Chókwè, Bilene, Chibuto e Mandlakazi com a missão de divulgar as realizações das comunidades locais, fornecimento de serviços publicitários e promover a cultura de uso de de TICs através de formação em informativa básica.

MINHAS SENHORAS MEUS SENHORES
Antes de terminar, permitam convidar a população da Província de Gaza, todos os sectores públicos e privados para a união de esforços e entendimento de que o investindo nas áreas de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional é fundamental para a prosperidade das futuras gerações, para o desenvolvimento sustentável e inclusivo e para a melhoria da qualidade de vida de todos nós.
Permitam-me também reiterar o nosso apelo para a participação massiva nas actividades comemorativas que irão decorrer ao longo desta semana.
Assim, tenho a honra de declarar aberta a semana comemorativa da SADC.

MUITO OBRIGADO
Xai-Xai 10 de Agosto de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário