quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Cabo Delgado lança a semana comemorativa da SADC em 2017



Senhor Representante do Alto-comissariado dos Países da SADC acreditados em Moçambique,
Excelência.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Provincial;
Excelentíssimo  Senhor Administrador do Distrito de Pemba;
Excelentíssimo Senhor Presidente do Município da Cidade de Pemba.
Excelentíssimos Senhores Membros do Governo da Província de Cabo Delgado;
Estimados Representantes das Organizações da Sociedade Civil;
Respeitados representantes de Partidos Políticos;
Distintos convidados,
Minhas senhoras e Meus senhores,

É com grande satisfação e honra, que em nome de Sua Excelência Celmira Frederico Pena da Silva, Governadora da Província de Cabo Delgado, que endereço as mais calorosas saudações a todos presentes nesta Cerimónia de abertura da semana que antecede a celebração do dia da SADC.

A honra e a satisfação que sentimos, são enormes, pois ao celebrarmos este evento de extrema importância para Moçambique e para a África Austral, lembramos das nossas conquistas, particularmente as nossas vitórias frente a regimes coloniais, mas também, os progressos político, económico e social, alcançados numa conjuntura adversa, apesar da reduzida experiência no contexto das nações.

Há vinte e cinco anos, precisamente em Agosto de 1992, a Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC), foi transformada em Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e em 1994 declarado pelo Conselho de Ministros da SADC o dia 17 de Agosto como Dia da SADC para ser comemorado pelos Estados Membros.

Caros compatriotas,

No presente ano, comemoramos 37 anos da criação da SADC, cujo principal propósito é a definição de acções para rápido desenvolvimento da África Austral nas vertentes político, económico e social.

Sendo a ciência e comunicação um dos principais vectores fundamentais para o alcance deste desiderato, neste ano a data celebra-se sob lema, Fazer da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional a Força Motriz do Processo de Integração Regional da SADC”.

Durante a semana comemorativa que hoje inicia, teremos a oportunidade de participar em vários eventos culturais, recreativos e desportivos que permitirão enaltecer esta data e contribuir para o fortalecimento dos laços de amizade entre as nações que corporizam a SADC.

É nesta senda que, no âmbito das comemorações do Dia da SADC, neste presente ano foram privilegiadas actividades que envolvem jovens estudantes, de entre milhões de jovens moçambicanos, para participar nas palestras com vista a elevar o seu conhecimento relativo a agenda e integração da região austral nos planos e programas de África, e de modo particular da SADC.

Distintos participantes;
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Na prossecução do objectivo central de desenvolver a África Austral, o Governo de Moçambique está empenhado nos esforços para uma maior contribuição na área de ciência, tecnologia, inovação e na melhoria da competitividade baseada na interligação investigação científica, transferência de tecnologia e formação, orientadas para as exigências do sector produtivo, visando o aumento da produção e produtividade.

O Governo de Moçambique concentra os seus esforços nas actividades que propiciam maior capacidade técnica profissional do capital humano, para capitalizar o sector produtivo, contribuindo assim, para maior empregabilidade dos moçambicanos e melhoria do bem-estar das comunidades.

O esforço de cada um de nós, deve se sumarizar na realização actividades de pesquisa multidisciplinar, direccionadas para problemas que afectam os vários grupos sociais mais vulneráveis.

 Cada um de nós deve assegurar maior dinamismo e proactividade nos sectores de actividade, visando combater a pobreza que ainda graça nas nossas comunidades.

A nossa província tem feito sua parte na contribuição para o alcance dos objectivos da SADC, como são os casos das Reuniões bi-anuais de Boa Vizinhança realizadas com as províncias da República Unidade da Tanzânia, nomeadamente Ntwara e Rovuma; a garantia da interligação por via área com as Repúblicas da Tanzânia e África do Sul; a ligação rodoviária com Tanzânia; o estabelecimento de centros multimédia; a melhoria da rede de comunicação; e encorajamento para estabelecimento de curso ligados a difusão de novas tecnologias. 
 
Minhas senhoras e meus senhores

 Nesta ocasião, gostaríamos de manifestar a nossa satisfação em relação a contribuição que cada um de nós tem dado, as instituições governamentais e não governamentais, instituições académicas, políticas, religiosas, a sociedade civil, no processo da promoção da paz e espírito de solidariedade, bem como no processo de desenvolvimento, em que todos somos chamados a dar o nosso melhor.
 
É desta forma que solicitamos a todos aqui presentes e toda população em geral da nossa Província para que contribuam com ideias inovadoras e acções concretas para o sucesso destas festividades, como forma de manifestarmos a nossa moçambicanidade e a nossa prontidão no desafio da nossa integração e contribuição para o alcance dos objectivos desta nossa organização regional.
 
Para terminar, agradecer a todos aqui presentes e declarar aberta a semana da comemorativa do dia da SADC que se celebra no dia 17 de Agosto de 2017.

Pela atenção dispensada, o meu muito obrigado

Pemba, aos 10 de Agosto de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário