segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Discurso de S.Excia Francisco Itai Meque, Governador da Província da Zambézia (no Dia da SADC, 17-8-2011)

• SENHOR MINISTRO DAS PESCAS DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, EXCELÊNCIA;
• SENHORES ALTOS-COMISSÁRIOS DOS PAÍSES DA SADC ACREDITADOS EM MOÇAMBIQUE, EXCELÊNCIAS;
• SENHOR MINISTRO DAS PESCAS DA REPÚBLICA DA NAMÍBIA, EXCELÊNCIA;
• SENHORES MEMBROS DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA;
• SENHOR REPRESENTANTE DO ESTADO NA AUTARQUIA DE QUELIMANE;
• SENHOR REPRESENTANTE DO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE QUELIMANE;
• DISTINTAS AUTORIDADES COMUNITÁRIAS;
• ILUSTRES CONVIDADOS;
• MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES
Comemora-se hoje, 17 de Agosto de 2011, trigésimo primeiro aniversário da Comunidade Para o Desenvolvimento da África Austral, SADC.
Neste ano, coube a nossa bela e rica Província da Zambézia, em particular Quelimane, a nossa cidade capital ter o privilégio de acolher as cerimónias centrais desta efeméride no nosso País, facto que nos honra e nos enche de satisfação e orgulho. Neste propósito, gostaria de, em nome do Governo e da população da Província da Zambézia e em meu nome pessoal, endereçar calorosas saudações de boas vindas à V.Excias Senhor Ministro das Pescas da República de Moçambique, aos Senhores Altos-Comissários dos Países da SADC e ao Senhor Ministro das Pescas da República da Namíbia, e a todos convidados que se dignaram a participar neste grandioso evento.
Fazemos votos de boa estadia na nossa cidade e aproveitamos o ensejo para convidá-los a desfrutarem das ricas iguarias desta hospitaleira população da Zambézia.
Minhas Senhoras, Meus Senhores,
Excelências;
O lema escolhido para as celebrações do Dia da SADC no presente ano, “Uma Pesca Responsável contribuindo para Segurança Alimentar”, remete-nos a uma reflexão individual e colectiva, quer no sector público, assim como no privado sobre a crescente importância que devemos dar ao sector pesqueiro no quadro do desígnio nacional de lutar contra a pobreza, pois a Pesca para além de proporcionar alimento que sacia a fome, ela é ao mesmo tempo fonte de renda para as famílias que tem a pesca como a sua actividade produtiva principal, bem como gera receitas para o Estado.
Assim, as potencialidades pesqueiras de que muitos Países da SADC incluindo o nosso dispõem, devem ser responsavelmente exploradas, de modo a torná-las num elemento que possa permitir transformar o nosso aparato produtivo pesqueiro num garante de geração de riqueza. A questão da pesca deve ocupar hoje um lugar privilegiado na agenda de investimento público e privado, com o intuito de utilizarmos os recursos pesqueiros como factores de desenvolvimento.
Estamos certos que seguindo esta perspectiva poderemos acrescer mais as vantagens económicas de que já gozam os Países que fazem parte do bloco regional como a SADC. Só para citar alguns exemplos, mercê dos memorandos e acordos assinados entre os Países da SADC, a nossa província tem registado dentre outros, os seguintes avanços:
No acordo transfronteiriço entre Moçambique e Malawi, há livre circulação de pessoas na fronteira de Melosa, em Milange;
A implementação do protocolo de trocas comerciais através da entrada em vigor da Zona de Comercio Livre, em 2008 no concernente a comercialização de produtos agrícolas, sobretudo de cereais na fronteira de Melosa;
A implementação do acordo de desenvolvimento dos corredores da região centro do país, e no caso particular nos referimos ao trabalho em curso de asfaltagem da estrada Mocuba/Milange, o qual vai permitir uma melhor circulação rodoviária, agregando deste modo mais valor as trocas comerciais, através da utilização e rentabilização do Porto de Quelimane;
Na área aero-portuária, destacamos a reabilitação da pista do Aeroporto de Quelimane, facto que melhorou a ligação aérea dentro de território nacional, bem a aterragem de aeronaves internacionais, em particular da SADC;
O intercâmbio cultural e desportivo entre os Distritos de Milange, Moçambique e Mulange, da República do Malawi;
A implementação do memorando de entendimento com a República do Malawi, relativamente a saúde pública e o controle das doenças endémicas na linha de fronteira.
Para o Governo da Zambézia, é importante que o empresariado nacional e em particular, o da Zambézia saiba capitalizar os ganhos e vantagens advindas das oportunidades existentes a nível da SADC, estreitando parcerias com o empresariado dos países do bloco, de modo a fortalecerem a sua base económica com vista a expandir os seus negócios e produtos para o mercado mundial.
Minhas Senhoras, Meus Senhores;
Estas comemorações do Dia da SADC acontecem numa altura em que o nosso País se prepara para acolher os Décimos Jogos Africanos, que vão decorrer de 03 a 18 de Setembro próximo. Para a África Austral e para Moçambique em particular, a realização dos Décimos Jogos Africanos constitui motivo de orgulho e de fortalecimento do espírito de unidade entre os povos africanos e uma demonstração clara do clima de Paz que reina no nosso País e na nossa região austral, factor essencial para atracção de investimentos e promoção de desenvolvimento sócio-económico integral e sustentável.
Neste contexto, somos todos chamados a dar nossa contribuição para que os Décimos Jogos Africanos sejam um sucesso largamente partilhado por cada cidadão do País membro da SADC. Assim, gostaríamos de aproveitar esta ocasião para exortar a cada cidadão da SADC, independentemente do local ou região onde estiver, quer seja ele atleta, espectador ou telespectador, faça a sua parte esforçando-se por alcançar a sua Melhor Marca Pessoal, dando o melhor de si como agente de sucesso destes Jogos Africanos.
Queremos aproveitar esta ocasião para expressar a nossa profunda satisfação por termos connosco os vencedores do concurso de redacção, a presença de uma das vencedoras da Província da Zambézia, de Maganja da Costa, de um carácter especial as comemorações nesta Província.
Queremos terminar a nossa intervenção, agradecer a Comissão Nacional da SADC por ter eleito a nossa província para acolher as cerimónias centrais desta efeméride no presente ano. Queremos, igualmente, agradecer a presença do nosso convidado especial S. Excia Ministro das Pescas da Namíbia, Altos-Comissários, Corpo Diplomático e Altos Dignitários em geral, aos funcionários e agentes de estado, cidadãos, instituições e entidades públicas e privadas, académicos, agentes económicos, personalidades influentes, deputados da assembleia da República, artistas, órgãos de comunicação social, organizações da sociedade civil, confissões religiosas, partidos políticos, mulheres, estudantes jovens, camponeses e a população em geral, pelo brio, cor, alegria, participação activa e massiva em todas actividades comemorativas do Dia da SADC.
Pela vossa atenção, muito obrigado.
Quelimane, 17 de Agosto de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário