quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dia da SADC: Discurso apresentado por S.Excia o Alto Comissário do Malawi (17-8-2011)

Discurso de S.Excia Martini Kansichi, Alto Comissário de Malawi, em nome das Missões Diplomáticas da SADC em Moçambique
• Senhor Ministro das Pescas de Moçambique, Excelência

• Senhor Ministro das Pescas e Recursos Marinhos da Namíbia, Excelência
• Senhor Governador da Província da Zambézia, Excelência
• Senhores Altos Comissários dos Estados Membros da SADC em Moçambique, Excelências
• Senhor Representante do Presidente do Município de Quelimane
• Todo o Protocolo observado
• Minhas senhoras e meus senhores
Há dezanove anos, no dia 17 de Agosto de 1992, a SADC foi transformada de Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral em Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). Desde então, comemoramos o Dia da SADC no dia 17 de Agosto de cada ano.
A comemoração deste dia histórico permite-nos reacender a chama que os países fundadores da nossa Comunidade acenderam há trinta e um anos, em 1980 através do sonho de marco da integração dos países da África Austral na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. Estamos assim a celebrar 31 anos de integração e dezanove anos de transformação.
Quando a SADC foi estabelecida, a principal preocupação era reduzir o atraso de desenvolvimento acumulado em várias áreas durante muitos anos de resistência e guerras de libertação. Certamente, a cooperação que foi forjada entre os nossos Estados tinha o objectivo principal de resolver os desafios dessa época. Estes desafios estão divididos nos seguintes sectores:
Gestão do meio ambiente e da terra, florestas e fauna bravia, turismo, cultura, tecnologias de informação, desporto, pesca, finanças e investimento, desenvolvimento de recursos humanos, indústria e comércio, emprego e trabalho, alimentação e agricultura, conservação e distribuição da água, transportes e comunicações, assuntos jurídicos, mudanças climáticas e meteorologia, saúde, minas e recursos naturais e educação.
A SADC tem estado gradualmente a reestruturar e adoptando uma abordagem centralizada na prossecussão da integração e desenvolvimento dos seus 15 estados membros para que colectivamente possamos ter a vontade e os meios para a abordagem destes desafios.
É por esta razão que, sem qualquer hesitação, nós Missões Diplomáticas da SADC em Moçambique achamos apropriado vir aqui, fora das nossas habituais sedes, para celebrarmos o Dia da SADC deste ano convosco em nome dos nossos países. Não podemos mais olhar para nós como separados, nós somos uma comunidade e celebramos convosco como uma comunidade distinta da SADC. Os vossos desafios e os nossos desafios são os mesmos. Assim, os nossos paises que decidiram formar a SADC tinham uma boa razão para esta integração. Eles queriam ver estes povos a juntarem as mãos com vista a ultrapassar estes desafios. Vamos deste modo lembrar-mos deles trabalhando ainda mais para a remoção da pobreza das nossas casas.
O lema deste ano é “Uma pesca responsável contribuindo para a segurança alimentar”. O lema é relevante na abordagem de alguns dos desafios que os nossos paises identificaram. Enquadra-se deste modo muito bem num dos princípios instituídos nas nossas Constituições da nossa região e assim acrescenta valor nas nossas vidas, também empodera-nos economicamente.
Permitam-me congratular o Governo de Moçambique pela preservação desta tradição de celebracao deste importante dia atrav’es de interacção com as comunidades fora sede do governo em Maputo. Deixem-me também agradecer aos meus companheiros diplomatas por terem demonstrado que nós somos uma comunidade ao percorrerem todo o percurso de Maputo para aqui para participar nesta importante celebração. Também agradeço a si, Sua Excelência o Ministro, Sua Excelência o Governador, a todos os funcionários e directores e a todos os distintos hóspedes e à nossa distinta comunidade anfitriã por terem organizado este evento. Peço a todos vocês para celebrarem este trigésimo primeiro aniversário da SADC com paixão e comprometimento e a expressarem assim a nossa fé na nossa Comunidade bem como num futuro melhor para cada cidadão da nossa região, África Austral.
Deus abençoe a vocês.

Sem comentários:

Enviar um comentário