sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SADC faz consulta sobre tópico de redacções para 2011

A SADC promove anualmente um concurso de redacções para os alunos das escolas secundárias nos estados membros desta organização.

Para a edição de 2011, a SADC propõe as seguintes opções de tópicos para os seus membros escolherem uma ou proporem outra que acharem apropriada:

Opção 1: Discuta os desafios e as vantagens do objectivo da livre circulação dos cidadãos da SADC na região.

Opção 2: Quais são as ameaças económicas e de segurança colocadas pela pirataria nas águas territoriais dos Estados Membros da SADC e que medidas devem ser tomadas para fazer face a essas ameaças?

Opção 3: Alguns Estados Membros da SADC realizaram progressos no domínio da política de paridade de 50:50 na representatividade das mulheres em cargos políticos e de tomada de decisões a todos os níveis. Quais são os principais desafios que frenam o progresso na implementação desta política e que medidas devem ser tomadas para garantir a implementação desta política por todos os Estados Membros?

Para o feito, Moçambique propôs a reformulação da Opção 2, tendo submetido a seguinte proposta:

Quais são as medidas que devem ser tomadas na luta contra a Pesca Ilegal, Não Reportada e Não Regulamentada com vista a garantirmos protecção dos recursos marinhos?
Discuta o impacto e consequências económicas, sociais e de segurança nas águas jurisdicionais dos Estados Membros da SADC.

O tópico escolhido pela maioria dos Estados Membros será adoptado para a edição de 2011 do Concurso de Redacções.
Pedro Cossa (1-10-2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário