quinta-feira, 14 de outubro de 2010

13º CONCURSO DE REDACÇÕES PARA ESCOLAS SECUNDÁRIAS DA SADC PARA 2011

República de Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação
COMISSÃO NACIONAL DA SADC

CONCURSO DE REDACÇÕES PARA ESCOLAS SECUNDÁRIAS DA SADC
ANÚNCIO

A Comissão Nacional da SADC, em Moçambique, anuncia o lançamento do 13º CONCURSO DE REDACÇÕES PARA ESCOLAS SECUNDÁRIAS DA SADC: Edição de 2011 que é aberto a todos os estudantes nacionais da SADC matriculados nas 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classes do ensino secundário geral no ano lectivo de 2011.

REGULAMENTO DO CONCURSO
O tópico do Concurso desta Edição é “Alguns Estados Membros da SADC realizaram progressos no domínio da política de paridade de 50:50 na representatividade das mulheres em cargos políticos e de tomada de decisões a todos os níveis. Quais são os principais desafios que travam o progresso na implementação desta política e que medidas devem ser tomadas para garantir a implementação desta política por todos os Estados Membros?”

1. Na redacção, os concorrentes devem:
a) Apresentar a história e objectivos da SADC: génese e finalidade da criação da SADC, suas metas, objectivos e actuais membros. Apresentar também os instrumentos orientadores de políticas da SADC e outros instrumentos facilitadores para o Género e Desenvolvimento na região (10 valores)
b) Analisar os desafios que travam o progresso da política de paridade de 50:50. (20 valores)
c)  Explicar de forma clara as desvantagens de não se alcançar a paridade de género nos Estados Membros da SADC (20 valores)
d) Demonstrar os benefícios da política de paridade de 50:50 quando for implementada em pleno por todos os Estados Membros (25 valores)
e) Fazer recomendações sobre como os Governos, agências não-governamentais e autoridades tradicionais da SADC poderão garantir que a política de paridade de 50:50 se torne uma realidade em todos os Estados Membros (25 valores)

2. Todos os trabalhos a concurso deverão (i) ter entre 1.000 e 2.000 palavras e (ii) ser numa das línguas de trabalho da SADC, nomeadamente, inglês, português e francês. Embora os trabalhos a concurso possam ser manuscritos, os concorrentes são encorajados a dactilografar as suas redacções para poupar tempo, dado que depois de recebidas a nível regional, as redacções manuscritas são dactilografadas antes de ser enviadas para a tradução noutras línguas de trabalho da SADC.
3. Os trabalhos a concurso deverão conter, na última folha, todos os detalhes de contacto do(a) concorrente, incluindo endereço físico, números de telefone/telemóvel e, onde for aplicável, de fax e endereço de correio electrónico (E-mail). O nome do estudante concorrente, a escola e o país a que pertence devem constar apenas na última página.
4. Os trabalhos a concurso devem ser submetidos às Direcções Provinciais de Educação e Cultura, até dia 29 de Abril de 2011 (6ª Feira). Cada Direcção Provincial de Educação e Cultura irá fazer o apuramento das três melhores redacções a nível provincial e submetê-las ao Ponto Provincial de Contacto da CONSADC, até 13 de Maio de 2011.

Os Pontos Provinciais de Contacto da CONSADC são:
Cabo Delgado: Direcção Provincial do Plano e Finanças
Niassa: Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Nampula: Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Tete: Direcção Provincial do Trabalho
Zambézia: Direcção Provincial da Indústria e Comércio
Manica: Direcção Provincial da Agricultura
Sofala: Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Inhambane: Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Gaza: Direcção Provincial da Indústria e Comércio
Maputo: Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Cidade de Maputo: Direcção da Indústria e Comércio

5. Da decisão do Júri Provincial não há recurso.
6. Cada Ponto Provincial de Contacto da CONSADC irá submeter ao Secretariado Técnico da CONSADC, em Maputo, as três melhores redacções da província, por correio electrónico, até 18 de Maio de 2011 (consadc@yahoo.com) e as redacções em formato físico, até 20 de Maio de 2011.
7. Os trabalhos a concurso recebidos das províncias serão analisados por um júri, a nível nacional, constituído por elementos a serem indicados pelo Ponto Nacional de Contacto da SADC, sob a proposta do Ministério da Educação bem como dos Pontos Provinciais de Contacto da CONSADC, que irá seleccionar as três melhores obras para serem submetidas ao Secretariado da SADC, em Botswana.
8. Os vencedores a nível nacional em Moçambique serão anunciados no dia 27 de Maio de 2011 (6ª Feira) e os prémios serão atribuídos numa cerimónia pública, numa província a ser indicada oportunamente, por ocasião das comemorações do Dia da SADC: 17 de Agosto.
9. Haverá três prémios nacionais que serão atribuídos da seguinte maneira:
• Primeiro Prémio: o equivalente a USD500 em meticais
• Segundo Prémio: o equivalente a USD300 em meticais
• Terceiro Prémio: o equivalente a USD200 em meticais

10. Da decisão do Júri Nacional não há recurso.
11. Os três vencedores a nível nacional de cada Estado Membro irão depois competir a nível regional.
12. Haverá três prémios regionais que serão atribuídos da seguinte maneira:
• Primeiro Prémio: USD1.500
• Segundo Prémio: USD1.000
• Terceiro Prémio: USD750

13. Os três vencedores regionais irão viajar em Agosto/Setembro de 2011 para participar na Cerimónia de Abertura da Cimeira dos Chefes de Estado e/ou Governo da SADC, num dos países da região, onde o vencedor do Primeiro Prémio irá ler passagens da sua redacção.
14. Peritos do Secretariado da SADC supervisarão o processo de classificação das redacções submetidas a concurso na fase regional.
15. Da decisão do Júri Regional não há recurso.
16. Os familiares directos dos quadros do Secretariado da SADC, dos Pontos Nacionais de Contacto da SADC, dos Pontos de Contacto da CONSADC a nível central, dos Pontos Provinciais de Contacto da CONSADC, das Comissões Nacionais da SADC e dos Coordenadores Nacionais dos Media da SADC não podem participar no concurso.
17. Recomenda-se que exemplares do regulamento deste Concurso sejam afixados nas vitrinas de todas as escolas das 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classes.
18. Informações adicionais sobre o Concurso e SADC poderão ser obtidas no sítio provisório da CONSADC: http://consadcmocambique.blogspot.com
Maputo, 14 de Outubro de 2010

1 comentário:

  1. COODIAIS SAUDACOES. NOTA-SE QUE EM ALGUNS DISTRITOS DAS ESCOLAS MOCAMBICANAS A DIVULGACAO DO CONCURSO DA REDACAO TEM CHEGADO MUITO TARDE DIFULTANDO DE SOBRE MANEIRA NA ORGANIZACAO INTERNA PARA O EFEITO, COMO E O CASO DO ANO DE 2016. QUE SE REVEJA A POLITICA DE PUBLICACA0.

    ResponderEliminar