quarta-feira, 19 de junho de 2019

Terceira Classificada a nível nacional da Edição 21 do Concurso de Redacções da SADC em 2019

Concurso de Redacções das Escolas Secundárias da SADC

O tópico de concurso de redacções das Escolas Secundárias da SADC, edição de 2019 é: Como é que os programas centrados na juventude podem contribuir para o desenvolvimento socioeconómico sustentável da região da SADC?

Para os Estados Membros da SADC poderem melhorar os seus serviços socioeconómicos e de infra-estruturas a fim de alcançar um desenvolvimento significativo e sustentável: devem apostar no empoderamento dos jovens nos programas de desenvolvimento, visto que é na juventude onde reside a maioria da força de trabalho físico e intelectual, incentivando-os no Empreendedorismo e sempre financiando-os. Ainda os Estados Membros devem diminuir os custos da indústria, da pecuária, da agricultura e do comércio para reduzir os preços dos produtos bem como gerar mais lucros aos investidores e promover medidas de distribuição de renda. No entanto, os estados membros devem usar ou apostar na tecnologia.

Contudo, os Estados Membros da SADC devem fornecer uma educação virada ao saber fazer, no ensino técnico-profissional, que permitirá a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu quotidiano, ajudando na subsistência familiar e permitindo assim a geração do auto-emprego.

Programas liderados por jovens e orientados para jovens referem-se aos programas que são encabeçados pelos jovens e são os mesmos jovens que devem por em execução nas áreas de actuação, ou seja, os estados propõem programas e atribuem a autoridade aos jovens para levarem acabo. Na região da SADC temos diversos programas que actuam nas diversas áreas: na saúde, estes programas procuram sensibilizar o amor a vida e o cuidado na saúde, pois grupos de jovens de diversos programas actuam na área de saúde mostrando a maneira de se prevenir das doenças de transmissão sexual, casamentos prematuros e tráfico humano.

Na área de educação, existem clubes de ensino onde as raparigas e homens são sensibilizados para a aprendizagem exemplo de alfabetizações que são levados acabo em diversas sociedades, o ensino técnico-profissional onde os jovens aprendem a saber fazer ou seja a prática do aprendizado para o seu sustento e desenvolvimento da sociedade.

Na agricultura, existem associações agrícolas como forma de aquisição de bens agrícolas que são/serão usados para a subsistência e a exportação, gerando assim fonte de rendimento. Desenvolve-se também o Turismo cinegético que é praticado em várias áreas com fins recreativos e comerciais, rendendo lucros consideráveis.

Os programas sociais e de desenvolvimento que elevarão significamente os padrões de vida da população jovem da região

 Temos como exemplo a PNCM (programa nacional de controlo da malária), programa conjunto entre outros, estes programas e os demais, aceleraram o desenvolvimento social e humano, pois e actuam nas áreas de segurança alimentar e a saúde, na questão da pandemia de HIV, malária (caso de programa nacional de controlo de malária que visa reduzir a mortalidade por malária), e programa conjunto visa pela igualdade de género e bem estar, existem programas que reforçam a capacidade de assistência aos indivíduos e grupos sociais vivendo em pobreza e vulnerabilidade em Moçambique.

Programas de ensino técnico profissional onde os alunos são ensinados a saber fazer, onde deve por em pratica tudo aquilo que aprendeu, visando assim a criação de auto emprego.

Na arena agrícola existem grémios que elevaram a sustentabilidade das sociedades, pois estes programas catapultaram a segurança alimentar da sociedade, portanto produz-se a alimentação do quotidiano e para a exportação.

No entanto estes programas para irem avante tiveram financiamento necessário, sendo assim muitos programas necessitam de apoios, mas alguns programas tem sobrevivido pela forca de fins não lucrativos e por ajuda humanitária (ver outro com tu, ou outro como eu). Os estados membros devem sempre financiarem na medida de possível independentemente dos resultados que se apresentarem, pois os estados membros devem ter o espírito de correr riscos que poderá lhes ajudar no desenvolvimento inesperado pela atitude de correr risco. Devido a densidade populacional os programas não chegam ate as zonas recônditas o que deve se usar meios de difusão sempre que possível para que todos estejam integrados nos programas.

 Como aluna do ensino secundário, as principais competências críticas que são exigidas pela população jovem da SADC para serem auto-suficientes dos seus governos são:

Ø  Saber fazer, saber ser e saber estar;

Ø  Criação de auto emprego, oportunidade de emprego, apostar no Empreendedorismo

Ø  Promoção de valores éticos, culturais e sociais.

Para aplicação destas competências deve-se: ter uma formação, onde saiba fazer algo sem depender de emprego criando pequenas associações de agricultura e negocio colectivo ou individual como forma de subsistência e contribuição de receitas no pais. Mobilizar as pessoas a serem tolerantes perante as diversidades culturais a partir da dança, competição, palestras, mesas redondas. Ser alguém que tenha o espírito filantrópico.

Os Recursos limitados que os jovens enfrentam são: falta de financiamento, desprezos de ideias que apresentam, timidez dos jovens na criação de projectos sejam de carácter humanitários ou com fins lucrativos.

Os governos podem abordar o facto de que os Estados Membros da SADC tem uma tarefa gigantesca de integrar e cultivar a participação dos jovens nas questões de crescimento económico: apelando aos parceiros internacionais de cooperação para que aumentem os recursos canalizados e financiar nos programas de domínio socioeconómico, educação, saúde e cultural.

Olhando na forca laboral (a mão de obra jovem que existe), com isto deve se apostar nesta juventude para o crescimento económico; A disponibilidade dos jovens; A necessidade dos jovens em fazer parte do desenvolvimento; Olhando nas realizações dos jovens.

As lacunas e os desafios associados ao aproveitamento do potencial da juventude: a prioridade que um certo grupo de jovens tem em detrimento dos outros; A prioridade nas camadas jovens escolarizados; Financiamento nos centros urbanos.

Desafios: criar oportunidade para todos, disseminar a informação para todos, discutir os projectos com a juventude ate as zonas recônditas, mostrar-se sempre presente quando a sociedade necessita.

Os desafios e obstáculos enfrentados pela juventude que impedem a participação dos jovens no desenvolvimento socioeconómico:

 Medo de sua ideia ser negligenciada ao público, o que faz com que os jovens estejam com medo de apresentar suas ideias, projectos para a contribuição no desenvolvimento; Por não ter uma iniciativa no financiamento, o que faz de muitos jovens apresentarem-se com forcas insuficientes para progredirem com as suas ideias; Por comparar o desenvolvimento do seu pais/ sua região com os outros. Ainda por dar primazias aos outros; Concentrar-se no emprego e não no auto emprego; Estagnar-se no pensamento por crenças e costumes; Conduzir-se pelas iniciativas dos outros e não nas suas próprias iniciativas.

As ideias e escolhas significativas que partilharia para o sucesso na vida: Focalizar-se mais nos estudos, não se deixar minguar pelo que ouve das outras pessoas, ser humilde, social e ser capaz de fazer algo fora dos estudos como negocio, ter iniciativa pecuária, agrícola, piscicultura e estar sempre em contacto com o saber fazer.

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Autora: Eugénia Humberto E.  Rocha

Escola: Secundária Geral 25 de Setembro - Quelimane

 

 

 

 

 

 

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