quarta-feira, 19 de junho de 2019

Segundo Classificado a nível nacional da Edição 21 do Concurso de Redacções da SADC em 2019

COMO É QUE OS PROGRAMAS CENTRADOS NA JUVENTUDE PODEM CONTRIBUIR PARA O DENSEVOLVIMENTO SOCIOECONÓMICO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA SADC.

Os estados membros da SADC podem melhorar os seus serviços socio económicos e de infraestruturas de seguinte maneira, promovendo mais a sua imagem em zonas que dificilmente chega a informação, instalando os seus postos com tutores formados para ensinar os jovens, a criar uma maneira de criar um micro negocio sustentável usando como base a agricultura, cerâmica, artesanato e a mecânica que são áreas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade e que predominam mais no nosso pais.

A cerca de programas liderados por jovens entendo que são pequenos projectos geralmente, criados por jovens para ajudar a sociedade numa actividade, que não e muito praticada nesse determinado local ou região e também para inovar certas actividades realizadas nessa zona dando uma nova maneira simplificada e moderna de as fazer por exemplo na minha cidade tem um projecto de um pomar criado por um jovem que actualmente tem adquirido uma boa renda e tem melhorado a vida da população porque tem empregado outros jovens desta maneira ensinando, a arte de plantio e regaçam de plantas assim eles ganham alguma rendimento para o seu auto sustento e desta forma não morrem a fome e não chegam, a ter o desejo de querer roubar bens alheios para se alimentar.

Na minha região temos a abertura do INEFP que forma pedreiros, serralheiros, mecânicos, contabilistas e electricistas, esse projecto veio melhorar muito o desenvolvimento na zona onde vivo porque ensina jovens a arte de saber fazer, para que possam adquirir formas simplificadas de produzir o seu auto sustento dentre estes jovens saem jovens bem formados, que ajudam no desenvolvimento da minha região, por exemplo na construção de pontes, manutenção de carteiras escolares, manutenção de infraestruturas, com esse projecto nos não precisamos buscar a ajuda de fora usamos a nossa mão-de-obra local.

Os estados membros da SADC podem melhorar a vida de estes jovens ensinando os mecanismos com bases fortes para criação de pequenos negócios usando como base a agricultura, mecânica, serralharia, cerâmica, e artesanato, não só para o seu autosustento, mas sim para o desenvolvimento desta sociedade ou região dissemos que uma sociedade está desenvolvida quando usamos a mão-de-obra local e em vez de importar começamos a exportar para fora produtos ou utensílios de uso doméstico produzidos por nós.

A população jovem da SADC, exige as seguintes competências dos alunos do ensino secundário: o conhecimento e em seguida o domínio da tecnologia e por fim o empreendedorismo.

Primeiro porque a população jovem da SADC exige o conhecimento em primeiro lugar, porque o aluno do ensino secundário deve estar apto para a criação de um projecto tendo conhecimento dos seus custos benefícios e das desvantagens do mesmo projecto e deve estar apto para inovar como por exemplo o aluno tem de pensar na maneira mais viável de criar uma forma de conservação de alimentos por exemplo se nessa região a muita criação de gado o aluno deve pensar numa maneira de conservação da carne deste gado após abatido ao vens do gado ser conservado por apenas uma semana como e que eu posso o conservar por duas semanas como posso exportar este gado para fora como fazer para que a carne dele fique bem conservada durante o processo de exportação, este e o conhecimento que o aluno do ensino secundário deve ter.

Segundo porque os jovens da SADC exigem o domínio da tecnologia porque estamos numa hera digital o aluno do ensino secundário, deve estar apto para desenvolver uma plataforma para que leve a informação do seu projecto para fora e para os possíveis investidores. E para poder empregar e necessário que a notícia chegue ate aos desempregados, para que possam ir atrás da oportunidade de empregabilidade

Terceiro porque os jovens da SADC exigem o domínio do empreendedorismo e para que estes mesmos alunos do ensino secundário tenham noção básica do que é empreendedorismo como e que podem aplicar este empreendedorismo desta maneira eles poderão, desenvolver um negócio sustentável com o conhecimento dos riscos e benefícios que este projecto terá para se o mesmo irá colaborar para o desenvolvimento da sociedade onde se encontra o projecto.

Com o domínio do empreendedorismo o aluno do ensino secundário saberá elaborar um projecto sustentável contendo as seguintes características: que projecto desenvolver, que zona precisa deste projecto, onde instalar o projecto nessa zona ou região para fácil acesso e rápida rentabilidade e quanto preciso para iniciar o projecto e quais são as vantagens e desvantagens do projecto.

O governo pode abordar o facto de que os estados membros da SADC tem uma tarefa gigantesca de integrar e cultivar a participação dos jovens nas questões de crescimento económico e identificar as lacunas e desafios associados ao aproveitamento do potencial da juventude da seguinte maneira:

Primeiramente o governo tem de incluir os jovens, nos debates que tem a ver com o desenvolvimento económico deste país, ouvir as suas ideias as suas opiniões, para que possam identificar as suas lacunas e os seus desafios.

É necessário que os jovens sejam dados a liberdade de expressão para que estes possam de maneira espontânea, expressar oque lhes aflige, onde estão necessariamente as suas dificuldades.

Para que os jovens participem nas questões do crescimento económico e necessário, que a SADC encoraje os jovens, não os desampare para que esses se sintam se livres e desimpedidos de expor as suas teses ou ideias perante a sociedade onde se encontram.

É necessário que a SADC promova palestras os encorajando, mostrando a importância que as ideias destes mesmos jovens tem no crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país, motivando-os a participar nas tomadas de decisões deste mesmo pais mostrando para eles que as suas ideias têm um forte impacto na sociedade e podem mudar o rumo do país. Ensinar os jovens a nunca se menosprezarem porque as suas habilidades vão além do que eles imaginam.

A juventude tem encarado vários obstáculos e varias dificuldades temos como as principais dificuldades a informação no ano 2019 a SADC não podia deixar com que os jovens que possuem a maior ferramenta de comunicação em suas mãos que são os (smartphones) morram a fome morram de cheias da malaria, a SADC deve criar mecanismos de ensinar aos jovens como usar esta ferramenta para sua, auto defesa ensinando‑os a manejar os smartphones da forma mais correcta pesquisando formas de auto sustento e de auto defesa da natureza, formas de prevenções a erosões e as pragas como a malaria e cólera. Para que este mesmos jovens ajudem no desenvolvimento das suas regiões.

A outra dificuldade e a de falta de conhecimento de novas formas de conservação de alimentos por exemplo na agricultura e também no artesanato se estes jovens tivessem tutores eles saberiam as formas mais modernas de produzir sofás, bolsas, cadeiras e roupas para melhorar na sua sustentabilidade.

Um dos maiores obstáculos dos jovens são as dificuldades de transporte se houvessem vias de acesso viáveis, creio que muitos jovens que praticam agricultura a cerâmica e o artesanato podiam colher os seus produtos e podiam vir vender em cidades, em pequenas vilas, desta forma divulgariam os seus negócios mais pela falta de transporte torna se muito difícil para eles a ascensão de suas habilidades perante a sociedade.

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Autor: Leonel Zacarias Domingos Cumbana
Escola Secundária 3 de Fevereiro na Cidade de Inhambane

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