quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Festa do Dia da SADC na Cidade de Maputo_10 de Agosto de 2016



Intervenção de Sua Excelência a Governadora da Cidade de Maputo por Ocasião da Cerimónia de Abertura da Semana das Comemorações do XXXVI Aniversário da SADC

 
Senhores Membros do Governo da Cidade de Maputo
Senhor Vereador, do Distrito Municipal KaMubukwana
Senhores membros do Conselho Consultivo do Distrito Municipal KaMubukwana
Minhas Senhoras
Meus Senhores
Distintos Convidados 

Em nome do Governo da Cidade e em meu nome pessoal gostaríamos de saudar a todos os presentes nesta cerimónia de abertura da semana das comemorações do trigésimo sexto aniversário da fundação da SADC, que vai decorrer de 10 de Agosto a 17 de Agosto.
 Ao realizarmos este acto juntamo-nos aos nossos compatriotas em todo o país, bem como aos milhões de habitantes residentes na região da África Austral, cujos Estados são membros desta organizacão regional, a SADC.
 Como fruto da cooperação e integração regionais na África Austral, as quais têm como origem factores históricos, económicos, políticos, sociais e culturais, os nossos Estados têm criado fortes laços de solidariedade e de unidade, permitindo que se desnvolva uma agenda comum entre os povos da região.

É neste contexto que  a SADC decidiu que este ano de 2016 o enfoque das comemorações deve ser orientado para o sector dos recursos minerais, considerando a sua importância estratégica.
 Assim, a SADC celebra anualmente a data da sua criação, através da realização de várias actividades publicas, entre elas escolares, culturais e recreativas, que gravitam em torno de um lema, tendo sido escolhido para este ano o lema:   Recursos Minerais para um Desenvolvimento Sustentável.

Caros Participantes
Minhas Senhoras
Meus Senhores
 É neste contexto, que hoje dia 10 de Agosto do ano em curso iniciamos as comemorações dos 36 Anos da criação da SADC cujas cerimónias centrais se realizam na Província de Niassa e as da cidade de Maputo estão a ser acolhidas aqui no Distrito de KaMubukwana e terão o seu auge no dia 17 de Agosto, dia da SADC.

O lema deste ano convida-nos a reflectir sobre temas específicos ligados aos recursos minerais na região e deste modo serão dadas palestras  que versam sobre o potencial geologico-mineiro nacional e o desenvolvimento sustentavel da região e tambem os desafios e oportunidades da Mineração Artesanal e de Pequena Escala (MAPE) no desenvolvimento socio-economico na SADC.
 Sabendo que Mocambique e um pais com recursos minerais de reconhecido valor comercial, e tendo o desafio do emprego para a maioria da juventude da nossa juventude esta se afigura uma oportunidade de se passar a mensagem sobre os recursos minerais.
 A abordagem destas materias vai permitir que os diferentes grupos alvo possam entender e se interessar pelos aspectos em torno da exploracao dos recursos minerais e dos negocios a volta deste sector.

Minhas Senhoras
 Meus Senhores
 A semana que hoje lançamos culminará com a realização da 36ª aniversário da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que vai decorrer no dia 17 de Agosto.
 Queremos assim endereçar em nome do Governo da Cidade de Maputo e em meu nome pessoal, as nossas felicitações por mais um aniversario da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
 Com estas palavras temos a honra de declarar aberta a Semana das Comemorações do Trigéssimo sexto Aniversário da Fundação da SADC.
 Muito obrigado!
 Maputo, 10 de Agosto de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário