terça-feira, 14 de julho de 2015

Director da CONSADC no Workshop sobre o RISDP Revisto

INTERVENÇÃO DE EXMO. SENHOR SANTOS ÁLVARO, DIRECTOR DA DIRECÇÃO PARA INTEGRAÇÃO REGIONAL E CONTINENTAL, NO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO, E DIRECTOR DA COMISSÃO NACIONAL DA SADC (CONSADC)
NA SESSÃO DE ABERTURA DO SEMINÁRIO NACIONAL PARA A DISSEMINAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO INDICATIVO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL REVISTO, ORGANIZADO PELA
 CONSADC

MAPUTO, 10 DE JULHO DE 2015


·         Distintos Senhores Representantes do Secretariado da SADC,
·         Distintos Senhores Pontos Focais da CONSADC a nível Central,
·         Distintos Senhores Pontos Focais da CONSADC a nível Provincial,
·         Distintos Representantes das instituições da Sociedade Civil
·         Distintos Convidados
·         Minhas Senhoras e Meus Senhores


Em primeiro lugar, gostaria de apresentar as nossas calorosas boas vindas a todos os participantes e convidados a este seminário nacional, principalmente aos que não são residentes da Cidade de Maputo

Aproveitamos esta oportunidade para agradecer ao Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) por ter respondido de forma positiva a solicitação que a Comissão Nacional da SADC (CONSADC) fez no sentido de enviar um facilitador do nosso seminário.

Constatamos, com agrado, que esta semana foi particularmente repleta de actividades visando refrescar e aprofundar o nosso conhecimento sobre o processo de integração regional, através de acções de formação que tiveram lugar nos dias 6, 7 e 8 do corrente mês de Julho, bem como o seminário sobre a Estratégia da Industrialização da SADC e seu Roteiro, que se realizou ontem aqui na Cidade de Maputo.

Assim, hoje estamos aqui mais uma vez para em conjunto debater as formas mais adequadas da implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional Revisto para 2015-2020.


Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Como é do vosso conhecimento, o Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional Revisto para O período de 2015-2020 foi aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo da SADC, na sua Cimeira Extraordinária realizada em Harare, na República do Zimbabwe, a 29 de Abril de 2015.

Sem pretender esvaziar o conteúdo do seminário que ora tem inicio e muito menos antecipar-me das apresentações que serão feitas pelo facilitador do presente seminário, gostaria de destacar que o Plano Revisto tem 4 prioridades, nomeadamente:

§  Prioridade A - Desenvolvimento Industrial e Integração dos Mercados. Pretende-se que o processo de consolidação da Zona do Comércio Livre da SADC tenha como suporte a oferta e diversificação de produtos, sobretudo os manufacturados, de forma a gerar riqueza e reduzir a pobreza nos nossos países;

§  Prioridade B - Infra-estruturas em apoio à integração regional, incluindo energia, transporte, turismo, tecnologias de informação e comunicação, meteorologia e águas. Parte-se do pressuposto de que não é possível empreender o caminho da industrialização e muito menos integração, sem infra-estruturas adequadas. Julgo que a importância das infra-estruturas foi deveras sublinhada no seminário de ontem que abordou sobre os factores que alavancam a industrialização, pelo que não vou-me alongar a tecer considerações sobre este assunto;

§  Prioridade C- a Cooperação no domínio da paz e segurança, que é pré-requisito para a materialização da agenda de integração regional, dado que sem paz não há desenvolvimento e também sem desenvolvimento não existe paz duradoira e sustentável; e

§  Prioridade D - os Programas especiais de dimensão regional no âmbito da educação e desenvolvimento dos recursos humanos; saúde; combate ao HIV e SIDA e a outras doenças de importância para a saúde pública; emprego e trabalho. Entende-se que o objectivo principal do processo de integração regional é, como disse, a criação da riqueza, garantia do bem-estar do cidadão, sendo o ser humano o recurso mais importante que os nossos países dispõem.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Uma outra decisão tomada pela Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC foi de cada Estado Membro submeter ao Secretariado da SADC, até 30 de Junho de 2015, as informações necessárias para a finalização das estimativas de custos indicativos para a implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional Revisto 2015-2020. Apelamos a todos os sectores para concluírem este processo, até 15 de Julho de 2015, tomando em conta que fomos dados mais alguns dias pelo Secretariado da SADC.

Esperamos que o presente seminário vos capacite para uma compreensão sobre os desafios do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional Revisto bem como as melhores formas de implementação do mesmo.


Minhas Senhoras e Meus Senhores

Para terminar, gostaríamos de exortar a todos os presentes para participarem de forma activa e massiva nas actividades alusivas à comemoração do Dia da SADC, que se realizarão em todas as províncias do nosso país, de 10 a 17 de Agosto de 2015, sob o lema: Os desafios da Integração da SADC até 2020. Como podem ver, este lema enquadra-se perfeitamente nos prazos do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional Revisto.

Com votos que tenham discussões e deliberações coroadas de êxito, DECLARO ABERTO O SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O PLANO ESTRATÉGICO INDICATIVO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL REVISTO.


Muito Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário