O tópico de concurso de redacções das Escolas Secundárias
da SADC, edição de 2019 é: Como é que os
programas centrados na juventude podem contribuir para o desenvolvimento
socioeconómico sustentável da região da SADC?
Para os
Estados Membros da SADC poderem melhorar os seus serviços socioeconómicos e de infra-estruturas
a fim de alcançar um desenvolvimento significativo e sustentável: devem
apostar no empoderamento dos jovens nos programas de desenvolvimento, visto que
é na juventude onde reside a maioria da força de trabalho físico e intelectual,
incentivando-os no Empreendedorismo e sempre financiando-os. Ainda os Estados
Membros devem diminuir os custos da indústria, da pecuária, da agricultura e do
comércio para reduzir os preços dos produtos bem como gerar mais lucros aos
investidores e promover medidas de distribuição de renda. No entanto, os estados
membros devem usar ou apostar na tecnologia.
Contudo, os Estados Membros da SADC devem fornecer
uma educação virada ao saber fazer, no ensino técnico-profissional, que
permitirá a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu quotidiano, ajudando
na subsistência familiar e permitindo assim a geração do auto-emprego.
Programas
liderados por jovens e orientados para jovens referem-se aos
programas que são encabeçados pelos jovens e são os mesmos jovens que devem por
em execução nas áreas de actuação, ou seja, os estados propõem programas e
atribuem a autoridade aos jovens para levarem acabo. Na região da SADC temos
diversos programas que actuam nas diversas áreas: na saúde, estes programas
procuram sensibilizar o amor a vida e o cuidado na saúde, pois grupos de jovens
de diversos programas actuam na área de saúde mostrando a maneira de se
prevenir das doenças de transmissão sexual, casamentos prematuros e tráfico humano.
Na área de educação, existem clubes de ensino onde
as raparigas e homens são sensibilizados para a aprendizagem exemplo de alfabetizações
que são levados acabo em diversas sociedades, o ensino técnico-profissional
onde os jovens aprendem a saber fazer ou seja a prática do aprendizado para o
seu sustento e desenvolvimento da sociedade.
Na agricultura, existem associações agrícolas como
forma de aquisição de bens agrícolas que são/serão usados para a subsistência e
a exportação, gerando assim fonte de rendimento. Desenvolve-se também o Turismo
cinegético que é praticado em várias áreas com fins recreativos e comerciais,
rendendo lucros consideráveis.
Os
programas sociais e de desenvolvimento que elevarão significamente os padrões
de vida da população jovem da região
Temos como
exemplo a PNCM (programa nacional de controlo da malária), programa conjunto
entre outros, estes programas e os demais, aceleraram o desenvolvimento social
e humano, pois e actuam nas áreas de segurança alimentar e a saúde, na questão
da pandemia de HIV, malária (caso de programa nacional de controlo de malária
que visa reduzir a mortalidade por malária), e programa conjunto visa pela
igualdade de género e bem estar, existem programas que reforçam a capacidade de
assistência aos indivíduos e grupos sociais vivendo em pobreza e
vulnerabilidade em Moçambique.
Programas de ensino técnico profissional onde os
alunos são ensinados a saber fazer, onde deve por em pratica tudo aquilo que
aprendeu, visando assim a criação de auto emprego.
Na arena agrícola existem grémios que elevaram a
sustentabilidade das sociedades, pois estes programas catapultaram a segurança
alimentar da sociedade, portanto produz-se a alimentação do quotidiano e para a
exportação.
No entanto estes programas para irem avante tiveram financiamento
necessário, sendo assim muitos programas necessitam de apoios, mas alguns
programas tem sobrevivido pela forca de fins não lucrativos e por ajuda
humanitária (ver outro com tu, ou outro como eu). Os estados membros devem sempre
financiarem na medida de possível independentemente dos resultados que se
apresentarem, pois os estados membros devem ter o espírito de correr riscos que
poderá lhes ajudar no desenvolvimento inesperado pela atitude de correr risco.
Devido a densidade populacional os programas não chegam ate as zonas recônditas
o que deve se usar meios de difusão sempre que possível para que todos estejam
integrados nos programas.
Ø Saber
fazer, saber ser e saber estar;
Ø Criação
de auto emprego, oportunidade de emprego, apostar no Empreendedorismo
Ø Promoção
de valores éticos, culturais e sociais.
Para
aplicação destas competências deve-se: ter uma formação,
onde saiba fazer algo sem depender de emprego criando pequenas associações de
agricultura e negocio colectivo ou individual como forma de subsistência e contribuição
de receitas no pais. Mobilizar as pessoas a serem tolerantes perante as
diversidades culturais a partir da dança, competição, palestras, mesas
redondas. Ser alguém que tenha o espírito filantrópico.
Os Recursos limitados que os jovens enfrentam são:
falta de financiamento, desprezos de ideias que apresentam, timidez dos jovens
na criação de projectos sejam de carácter humanitários ou com fins lucrativos.
Os governos podem abordar o facto de que os Estados
Membros da SADC tem uma tarefa gigantesca de integrar e cultivar a participação
dos jovens nas questões de crescimento económico: apelando aos parceiros
internacionais de cooperação para que aumentem os recursos canalizados e
financiar nos programas de domínio socioeconómico, educação, saúde e cultural.
Olhando na forca laboral (a mão de obra jovem que
existe), com isto deve se apostar nesta juventude para o crescimento económico;
A disponibilidade dos jovens; A necessidade dos jovens em fazer parte do
desenvolvimento; Olhando nas realizações dos jovens.
As
lacunas e os desafios associados ao aproveitamento do potencial da juventude: a
prioridade que um certo grupo de jovens tem em detrimento dos outros; A
prioridade nas camadas jovens escolarizados; Financiamento nos centros urbanos.
Desafios: criar oportunidade
para todos, disseminar a informação para todos, discutir os projectos com a
juventude ate as zonas recônditas, mostrar-se sempre presente quando a
sociedade necessita.
Os
desafios e obstáculos enfrentados pela juventude que impedem a participação dos
jovens no desenvolvimento socioeconómico:
Medo de sua
ideia ser negligenciada ao público, o que faz com que os jovens estejam com
medo de apresentar suas ideias, projectos para a contribuição no
desenvolvimento; Por não ter uma iniciativa no financiamento, o que faz de
muitos jovens apresentarem-se com forcas insuficientes para progredirem com as
suas ideias; Por comparar o desenvolvimento do seu pais/ sua região com os
outros. Ainda por dar primazias aos outros; Concentrar-se no emprego e não no auto
emprego; Estagnar-se no pensamento por crenças e costumes; Conduzir-se pelas
iniciativas dos outros e não nas suas próprias iniciativas.
As
ideias e escolhas significativas que partilharia para o sucesso na vida:
Focalizar-se mais nos estudos, não se deixar minguar pelo que ouve das outras
pessoas, ser humilde, social e ser capaz de fazer algo fora dos estudos como
negocio, ter iniciativa pecuária, agrícola, piscicultura e estar sempre em
contacto com o saber fazer.
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Autora: Eugénia
Humberto E. Rocha
Escola: Secundária Geral 25 de Setembro - Quelimane
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