Os estados membros da SADC podem melhorar os seus
serviços socio económicos e de infraestruturas de seguinte maneira, promovendo
mais a sua imagem em zonas que dificilmente chega a informação, instalando os
seus postos com tutores formados para ensinar os jovens, a criar uma maneira de
criar um micro negocio sustentável usando como base a agricultura, cerâmica,
artesanato e a mecânica que são áreas fundamentais para o desenvolvimento de
uma sociedade e que predominam mais no nosso pais.
A cerca de programas liderados por jovens entendo
que são pequenos projectos geralmente, criados por jovens para ajudar a
sociedade numa actividade, que não e muito praticada nesse determinado local ou
região e também para inovar certas actividades realizadas nessa zona dando uma
nova maneira simplificada e moderna de as fazer por exemplo na minha cidade tem
um projecto de um pomar criado por um jovem que actualmente tem adquirido uma
boa renda e tem melhorado a vida da população porque tem empregado outros
jovens desta maneira ensinando, a arte de plantio e regaçam de plantas assim
eles ganham alguma rendimento para o seu auto sustento e desta forma não morrem
a fome e
não
chegam, a ter o desejo de querer roubar bens alheios para se alimentar.
Na minha região temos a abertura do INEFP que forma pedreiros,
serralheiros, mecânicos, contabilistas e electricistas, esse projecto veio
melhorar muito o desenvolvimento na zona onde vivo porque ensina jovens a arte
de saber fazer, para que possam adquirir formas simplificadas de produzir o seu
auto sustento dentre estes jovens saem jovens bem formados, que ajudam no desenvolvimento
da minha região, por exemplo na construção de pontes, manutenção de carteiras escolares,
manutenção de infraestruturas, com esse projecto nos não precisamos buscar a
ajuda de fora usamos a nossa mão-de-obra local.
Os estados membros da SADC podem melhorar a vida de
estes jovens ensinando os mecanismos com bases fortes para criação de pequenos
negócios usando como base a agricultura, mecânica, serralharia, cerâmica, e
artesanato, não só para o seu autosustento, mas sim para o desenvolvimento
desta sociedade ou região dissemos que uma sociedade está desenvolvida quando
usamos a mão-de-obra local e em vez de importar começamos a exportar para fora
produtos ou utensílios de uso doméstico produzidos por nós.
A população jovem da SADC, exige as seguintes
competências dos alunos do ensino secundário: o conhecimento e em seguida o
domínio da tecnologia e por fim o empreendedorismo.
Primeiro porque a população jovem da SADC exige o
conhecimento em primeiro lugar, porque o aluno do ensino secundário deve estar
apto para a criação de um projecto tendo conhecimento dos seus custos benefícios
e das desvantagens do mesmo projecto e deve estar apto para inovar como por
exemplo o aluno tem de pensar na maneira mais viável de criar uma forma de
conservação de alimentos por exemplo se nessa região a muita criação de gado o
aluno deve pensar numa maneira de conservação da carne deste gado após abatido
ao vens do gado ser conservado por apenas uma semana como e que eu posso o
conservar por duas semanas como posso exportar este gado para fora como fazer
para que a carne dele fique bem conservada durante o processo de exportação,
este e o conhecimento que o aluno do ensino secundário deve ter.
Segundo porque os jovens da SADC exigem o domínio da
tecnologia porque estamos numa hera digital o aluno do ensino secundário, deve
estar apto para desenvolver uma plataforma para que leve a informação do seu
projecto para fora e para os possíveis investidores. E para poder empregar e
necessário que a notícia chegue ate aos desempregados, para que possam ir atrás
da oportunidade de empregabilidade
Terceiro porque os jovens da SADC exigem o domínio
do empreendedorismo e para que estes mesmos alunos do ensino secundário tenham noção
básica do que é empreendedorismo como e que podem aplicar este empreendedorismo
desta maneira eles poderão, desenvolver um negócio sustentável com o
conhecimento dos riscos e benefícios que este projecto terá para se o mesmo irá
colaborar para o desenvolvimento da sociedade onde se encontra o projecto.
Com o domínio do empreendedorismo o aluno do ensino secundário
saberá elaborar um projecto sustentável contendo as seguintes características:
que projecto desenvolver, que zona precisa deste projecto, onde instalar o
projecto nessa zona ou região para fácil acesso e rápida rentabilidade e quanto
preciso para iniciar o projecto e quais são as vantagens e desvantagens do
projecto.
O governo pode abordar o facto de que os estados membros
da SADC tem uma tarefa gigantesca de integrar e cultivar a participação dos
jovens nas questões de crescimento económico e identificar as lacunas e
desafios associados ao aproveitamento do potencial da juventude da seguinte
maneira:
Primeiramente o governo tem de incluir os jovens,
nos debates que tem a ver com o desenvolvimento económico deste país, ouvir as
suas ideias as suas opiniões, para que possam identificar as suas lacunas e os
seus desafios.
É necessário que os jovens sejam dados a liberdade
de expressão para que estes possam de maneira espontânea, expressar oque lhes aflige,
onde estão necessariamente as suas dificuldades.
Para que os jovens participem nas questões do
crescimento económico e necessário, que a SADC encoraje os jovens, não os
desampare para que esses se sintam se livres e desimpedidos de expor as suas
teses ou ideias perante a sociedade onde se encontram.
É necessário que a SADC promova palestras os
encorajando, mostrando a importância que as ideias destes mesmos jovens tem no
crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país, motivando-os a participar
nas tomadas de decisões deste mesmo pais mostrando para eles que as suas ideias
têm um forte impacto na sociedade e podem mudar o rumo do país. Ensinar os
jovens a nunca se menosprezarem porque as suas habilidades vão além do que eles
imaginam.
A juventude tem encarado vários obstáculos e varias
dificuldades temos como as principais dificuldades a informação no ano 2019 a
SADC não podia deixar com que os jovens que possuem a maior ferramenta de comunicação
em suas mãos que são os (smartphones) morram a fome morram de cheias da malaria,
a SADC deve criar mecanismos de ensinar aos jovens como usar esta ferramenta
para sua, auto defesa ensinando‑os a manejar os smartphones da forma mais
correcta pesquisando formas de auto sustento e de auto defesa da natureza,
formas de prevenções a erosões e as pragas como a malaria e cólera. Para que
este mesmos jovens ajudem no desenvolvimento das suas regiões.
A outra dificuldade e a de falta de conhecimento de
novas formas de conservação de alimentos por exemplo na agricultura e também no
artesanato se estes jovens tivessem tutores eles saberiam as formas mais
modernas de produzir sofás, bolsas, cadeiras e roupas para melhorar na sua
sustentabilidade.
Um dos maiores obstáculos dos jovens são as
dificuldades de transporte se houvessem vias de acesso viáveis, creio que muitos
jovens que praticam agricultura a cerâmica e o artesanato podiam colher os seus
produtos e podiam vir vender em cidades, em pequenas vilas, desta forma divulgariam
os seus negócios mais pela falta de transporte torna se muito difícil para eles
a ascensão de suas habilidades perante a sociedade.
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Autor: Leonel Zacarias Domingos Cumbana
Escola Secundária 3 de Fevereiro na Cidade de
InhambaneAutor: Leonel Zacarias Domingos Cumbana
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