sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Lancamento da festa do Dia da SADC em Nampula_2018

DISCURSO DE ABERTURA DA SEMANA COMEMORATIVA DA SADC

Senhores Membros do Governo Provincial
Senhores Membros do Conselho Provincial dos Transportes e Comunicações
Senhores Representantes da Sociedade Civil e das Confissões Religiosas Presentes;
Caros convidados
Todo o protocolo observado

Comemora-se no presente ano de 2018, os 38 anos da criação da SADC. A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral - SADC, foi criada no dia 17 de Agosto de 1992, cujo principal objectivo é o desenvolvimento económico coordenado na região, bem como estabilidade política regional.
Também destacamos aqui os seguintes objectivos desta organização:
ü A Maximização de uso dos Recursos Naturais da região;
ü A Promoção do crescimento sustentável e equitativo dos países do bloco;
ü A Promoção da paz e bons relacionamentos políticos na região, actuando para evitar conflitos;
ü A Cooperação socioeconómica e política na região; e, dentre outros
ü A Busca de soluções em comum para os principais desafios do desenvolvimento da região.
O historial da SADC é imenso mas a causa da sua criação foi, é e será sempre a defesa dos interesses nacionais e regionais multiformes e diferenciados, cujos objectivos passam inequivocamente pela defesa da soberania dos Países membros, a integração política, económica e social rumo ao desenvolvimento equilibrado e sustentável da região em geral.
É por esta razão que nos concentramos neste recinto para com responsabilidade e honestidade, testemunharmos ao lançamento hoje, 10 de Agosto, da Semana que se prolongará até ao dia 17 de Agosto, para em conjunto fazermos uma reflexão profunda sobre os problemas regionais e de Moçambique em geral, e em particular da província de Nampula.
Para o presente ano, a semana da SADC, comemora-se sob o Lema: "Transportes e Comunicações Impulsionando o Desenvolvimento Socioeconómico da SADC" com enfoque para o papel dos Corredores de Desenvolvimento e infraestruturas de logística.
Como se pode depreender, este lema  encontra-se alinhado com o Programa Quinquenal do nosso Governo e com os domínios das prioridades do Governo Provincial, que são versáteis quanto á razão de ser na vida das populações.
Assim, somos todos chamados não simplesmente a valorizar os propósitos da SADC como organização, mas também a darmos o nosso contínuo contributo, para a maximização da vantagem comparativa, da localização geográfica do nosso Pais, no que diz respeito ao acesso aos mercados. Este aspecto impõe ao Pais uma grande responsabilidade na criação de condições de acessibilidade do mar aos países de hinterland.
Induzidos pelo lema, tomamos esta oportunidade para convidar os nossos caros operadores de transporte e comunicações aqui presentes, a participarem activamente no desenvolvimento da região da SADC, provendo os serviços de transporte e comunicações com a devida excelência a população da nossa Província, rumo a integração regional da SADC.
Portanto, durante a semana, haverá em diferentes níveis e sectores, sessões de palestras e discussões onde para além da explicação da importância da integração regional da SADC, serão simultaneamente abordados os diferentes Protocolo da SADC, com maior enfoque o Protocolo dos Transportes e Comunicações e Meteorologia da SADC, que visa facilitar o transito de mercadorias do hinterland, harmonizar as politicas e regulamentos e ainda criar polos de desenvolvimento.
Nesta óptica, chamamos especial atenção também aos presentes nesta sala, para servirem de difusores das mensagens que aqui passaram por formas a que ao longo da semana a missão e visão da SADC, seja amplamente divulgada em todos os quadrantes da nossa Província.
Antes de terminar, não deixaríamos de sublinhar a nossa dupla satisfação, uma vez que lançamos a Semana da SADC, hoje 10 de Agosto, dia Africano de Descentralização e Desenvolvimento Local, pelo que gostaríamos de tomar a oportunidade para saudar Sua Excelência o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, pelo trabalho que vem desenvolvendo no plano interno e externo em busca de soluções dos problemas que o País enfrenta, sendo de destacar a preservação e manutenção da Paz para Moçambique e a região como a tónica da sua governação.
Finalmente, saudamos e agradecemos a presença de todos e convidamo-los, desde já a cerimónia de encerramento da Semana e comemoração do dia da SADC, que se assinala a 17 de Agosto de 2018, que na nossa Província vai coincidir com o encerramento da III Edição da Feira de Gemas de Nampula FAGENA.
Assim, em nome do Governo de Nampula, declaro aberta a Semana da SADC, 2018.

Muito Obrigado!

NAMPULA, aos 10 de Agosto DE 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário