quarta-feira, 25 de abril de 2018

Dupla Troika em Luanda 24-4-2018



 COMUNICADO FINAL
Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)
Luanda (República de Angola)
24 DE ABRIL DE 2018
1. A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) teve lugar a 24 de Abril de 2018, em Luanda, na República de Angola.

2. A Cimeira foi oficialmente aberta por Sua Excelência o Presidente em Exercício da SADC, Cyril Ramaphosa.

3. Participaram na Cimeira os seguintes Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika ou os seus representantes:

África do Sul: Sua Excelência o Presidente Cyril Ramaphosa, Presidente em Exercício da SADC

Namíbia: Sua Excelência o Presidente Dr. Hage G. Geingob, Vice-Presidente da SADC  

eSwatini: Sua Majestade o Rei Mswati III, Presidente Cessante da SADC

Angola: Sua Excelência o Presidente João Lourenço, Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança

Zâmbia: Sua Excelência o Presidente Edgar Chagwa Lungu, Vice-Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança
República Unida da Tanzânia: Sua Excelência a Vice-Presidente Samia Suluhu Hassan, em representação do Presidente Cessante do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança
4. A Cimeira também contou com a participação de Sua Excelência Joseph Kabila Kabange, Presidente da República Democrática do Congo (RDC); Sua Excelência o Primeiro-Ministro do reino do Lesoto, Dr. Motsoahae Thomas Thabane; e a Secretária Executiva da SADC, S.Ex.ª Dra. Stergomena Lawrence Tax.

5. A Cimeira recebeu relatórios sobre a implementação das decisões da SADC no Reino do Lesoto e saudou o Governo do Reino do Lesoto pelos esforços consideráveis que tem encetado na implementação das decisões.

6. A Cimeira endossou o Roteiro do Processo de Reformas e de Diálogo Nacional e exortou o Governo do Lesoto a dar prioridade às reformas constitucionais e do sector da segurança, as quais devem ser concluídas até Maio de 2019, e  apresentar o respectivo relatório do progresso feito na Cimeira de Agosto de 2018.

7. A Cimeira exortou a todos os partidos políticos e partes interessadas no Reino do Lesoto a conferir a seriedade necessária ao diálogo nacional e aos processos de reforma, e encontrar soluções duradoiras para os desafios políticos e no domínio da segurança enfrentados pelo Reino.

8. A Cimeira enalteceu Sua Excelência Cyril Ramaphosa, Presidente da República da África do Sul, e aprovou a nomeação, pelo Facilitador, de uma personalidade de renome para o apoiar Sua Excelência Ramaphosa na sua função de Facilitador da SADC no Reino do Lesoto.

9. A Cimeira saudou a Comissão de Fiscalização pela forma diligente como tem executado o seu mandato e exortou o Governo do Reino do Lesoto a implementar com urgência as recomendações da Comissão de Fiscalização Alargada.

10. A Cimeira notou o progresso alcançado na implantação da Missão de Prevenção no Reino do Lesoto (SAPMIL), saudou a todos os Estados-Membros que contribuíram com pessoal e equipamento para a SAPMIL, e enalteceu todo os membros da SAPMIL pelo sentido de profissionalismo e empenho demonstrados no desempenho das suas funções.

11. A Cimeira aprovou o alargamento do mandato da SAPMIL por um período adicional de seis meses, com efeitos a partir de Maio de 2018, até Novembro de 2018.

12. A Cimeira notou o progresso feito na execução do Acordo Político de Dezembro de 2016 e na implementação do calendário eleitoral na República Democrática do Congo rumo à realização das eleições agendadas para decorrerem a 23 de Dezembro de 2018. A Cimeira saudou o Governo, os intervenientes políticos e a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da República Democrática do Congo pelo progresso feito.

13. A Cimeira apelou a todos os intervenientes na República Democrática do Congo para continuarem empenhados na implementação do calendário eleitoral e garantirem a manutenção de um ambiente propício para a realização de eleições credíveis e pacíficas.

14. A Cimeira notou o progresso significativo feito no país e reconsiderou a sua decisão de destacar um Enviado Especial da SADC na RDC, tendo manifestado o seu apreço à República da Namíbia e a Sua Excelência Hifikepunye Pohamba, antigo Presidente da República da Namíbia, pela sua prontidão e aceitação da função de Enviado Especial da SADC na RDC.

15. A Cimeira também assegurou à República Democrática do Congo o seu apoio continuado ao processo eleitoral e nos seus esforços visando reforçar a estabilidade política, a paz e a segurança.

16. A Cimeira notou a evolução dos acontecimentos na República de Madagáscar, condenou a perda de vidas e a destruição de bens e exortou o Governo, os partidos políticos e todos os cidadãos em geral em Madagáscar a pautar pela calma, agir com contenção e tomar medidas para evitar a escalada das tensões políticas e ameaças à segurança.

17. A Cimeira aprovou o destacamento urgente do Enviado Especial da SADC, Sua Excelência Joaquim Chissano, antigo Presidente da República de Moçambique, à República de Madagáscar para, com a assistência do Presidente do Comité Ministerial do Órgão e do Secretariado, facilitar a realização do diálogo nacional com vista a desanuviar as tensões políticas e viabilizar o alcance de consenso sobre o processo eleitoral.

18. A Cimeira conferiu mandato ao Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança para manter contactos com a União Africana e as Nações Unidas com a finalidade de desenvolver uma abordagem comum de apoio a República de Madagáscar.

19. A Cimeira saudou Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola e Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, por ter acolhido a Cimeira e pela calorosa hospitalidade concedida a todos os delegados.

Feito em 24 de Abril de 2018, em Luanda, na República de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário