quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Concurso de Redaccoes da SADC em 2015

Publicado pela primeira vez: Quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Concurso de Redaccoes das Escolas Secundarias da SADC em 2015


ANÚNCIO
A Comissão Nacional da SADC, em Moçambique, anuncia o lançamento do 17º CONCURSO DE REDACÇÕES PARA ESCOLAS SECUNDÁRIAS DA SADC aberto para todos os estudantes nacionais matriculados nas escolas estatais e privadas nas 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classes, no ano lectivo de 2015.
REGULAMENTO DO CONCURSO
A 34ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC adoptou o seguinte Lema, em Agosto de 2014: "Exploração dos Recursos Regionais Diversificados para o Desenvolvimento Económico e Social Sustentável através da Beneficiação e do Acréscimo de Valor”. Desenvolva as modalidades através das quais esses recursos resultariam em desenvolvimento económico sustentável.
1.    Na redacção, o concorrente deve:

a)    Discutir os recursos naturais abundantes em relação ao desenvolvimento económico na região da SADC como um todo, destacando os assuntos de apropriação, valores e benefícios monetários anuais daí resultantes ao longo dos últimos cinco anos. (20 Pontos)

b)    Responder se a região da SADC beneficiou da sua abundância de recursos naturais desde a democratização total devido à queda do regime de Apartheid na África do Sul em 1994. (15 Pontos)

c)    Discutir a beneficiação e o acréscimo de valor, com propostas concretas para a região da SADC sobre a apropriação e o processamento dos recursos minerais/naturais e como beneficiaram aos cidadãos da SADC, se tal tiver acontecido, e o que pode ser melhorado com vista a maximizar os benefícios para a cidadania da SADC. (20 Pontos)

d)    Discutir como a região da SADC deverá implementar o Lema da 34ª Cimeira para o mesmo beneficiar toda a região, incluindo alguns dos seus Estados Membros que não poderão ter tantos recursos naturais como os outros. (15 Pontos)

e)    Discutir o papel a ser desempenhado na operacionalização do Lema da 34ª Cimeira pelos actores não-estatais na região da SADC, nomeadamente, sector privado, organizações não-governamentais, autoridades tradicionais e comunidades locais. (15 Pontos)
f)     Como estudante do ensino secundário, recomendar o papel da educação na operacionalização do Lema da 34ª Cimeira para beneficiar o sector da educação em toda a região. (15 Pontos)
2.    Todos os trabalhos a concurso deverão (i) ter entre 1.500 e 2.000 palavras e (ii) ser numa das línguas de trabalho da SADC, nomeadamente, inglês, português e francês. Embora os trabalhos a concurso possam ser manuscritos, os concorrentes são encorajados a dactilografar as suas redacções.
3.    Os trabalhos a concurso deverão conter todos os detalhes de contacto do concorrente, incluindo endereço físico, números de telefone/telemóvel e, onde for aplicável, de fax e endereço de correio electrónico (E-mail), nome do estudante concorrente, da escola e da província. Todos os dados sobre o concorrente devem constar apenas na última página e esta não deve conter conteúdo da redacção.
4.    Os trabalhos a concurso devem ser submetidos às Direcções Provinciais de Educação e Cultura, até dia 30 de Abril de 2015. Cada Direcção Provincial de Educação e Cultura fará o apuramento das três melhores redacções a nível provincial e submetê-las ao Ponto Provincial de Contacto da CONSADC, até 11 de Maio de 2015, e submeterá a lista dos vencedores à consadc@yahoo.com
Os Pontos Provinciais de Contacto da CONSADC são:
Cabo Delgado:
Direcção Provincial do Plano e Finanças
Niassa:
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Nampula:
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Tete:
Direcção Provincial do Trabalho
Zambézia:
Direcção Provincial da Indústria e Comércio
Manica:
Direcção Provincial da Agricultura
Sofala
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Inhambane:
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Gaza:
Direcção Provincial da Indústria e Comércio
Maputo
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Cidade de Maputo
Direcção da Indústria e Comércio
5.Da decisão do Júri Provincial não há recurso.
6.Cada Ponto Provincial de Contacto da CONSADC submeterá ao Secretariado Técnico da CONSADC, em Maputo, as três melhores redacções da província, por correio electrónico, em formato de WORD, até 15 de Maio de 2015 (consadc@yahoo.com) e as redacções em formato físico, até 20 de Maio de 2015.
7.Os trabalhos a concurso recebidos das províncias serão analisados por um júri, a nível nacional, constituído por elementos a serem indicados pelo Director da CONSADC, sob a proposta do Ministério da Educação, que seleccionará as três melhores obras para serem submetidas ao Secretariado da SADC, em Botswana.
8.    Os vencedores a nível nacional em Moçambique serão anunciados no dia 29 de Maio de 2015 e os prémios serão atribuídos numa cerimónia pública, na Cidade de Maputo, por ocasião das comemorações do Dia da SADC: 17 de Agosto.
9.    Haverá três prémios nacionais que serão atribuídos da seguinte maneira: 1º Prémio = o equivalente a USD500 em meticais; 2º Prémio = o equivalente a USD300 em meticais; e 3º Prémio = o equivalente a USD200 em meticais
10.  Da decisão do Júri Nacional não há recurso.
11.  Os três vencedores a nível nacional de cada Estado Membro competirão depois a nível regional.
12.  Haverá três prémios regionais que serão atribuídos da seguinte maneira: 1º Prémio = USD1.500; 2º Prémio = USD1.000 e 3º Prémio = USD750
13.  Os três vencedores regionais participarão em Agosto de 2015 na Cerimónia de Abertura da Cimeira dos Chefes de Estado e/ou Governo da SADC, na República do Botswana, onde o vencedor do Primeiro Prémio vai ler passagens da sua redacção.
14.  Peritos do Secretariado da SADC supervisarão o processo de classificação das redacções submetidas a concurso na fase regional.
15.  Da decisão do Júri Regional não há recurso.
16.  Os familiares directos dos quadros do Secretariado da SADC, das Comissões Nacionais da SADC e dos Coordenadores Nacionais dos Media da SADC e dos Pontos Nacionais de Contacto da SADC bem como dos Pontos de Contacto da CONSADC a níveis central, provincial e distrital, não participam no concurso.
17.  Recomenda-se que exemplares do regulamento deste Concurso sejam afixados nas vitrinas de todas as escolas das 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classes.
18.  Cópia deste Regulamento está também disponível no Portal da CONSADC: www.consadcmocambique.blogspot.com
Maputo, 23 de Outubro de 2014.

3 comentários: