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quinta-feira, 31 de março de 2022
Vaga na SADC - 31-3-2022 (Especificacoes)
COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL
Secretário do Tribunal Administrativo da SADC (SADCAT) – Escalão 2
Objectivo do cargo
Este cargo apoiará as principais funções do Tribunal Administrativo da SADC e a principal função do Tribunal Administrativo da SADC consiste em julgar os litígios laborais entre os funcionários da SADC e o Secretariado da SADC em conformidade com a decisão do Conselho.
Principais funções e responsabilidades
A tarefa do Secretário do SADCAT deverá envolver um trabalho técnico ou jurídico extensivo, assim como as competências de um secretário. O Secretário, entre outros actos, analisará os processos judiciais e recursos instaurados no Tribunal; emitirá pareceres técnicos por escrito ao Presidente do Tribunal; actuará como depositário de toda a documentação e registos jurídicos, publicar relatórios anuais das audições perante o Tribunal; e elaborará dossiers de cada processo interposto no Tribunal;
O titular exercerá as seguintes funções e responsabilidades específicas:
• Manter e gerir o trabalho do SADCAT;
• Analisar casos e recursos apresentados ao SADCAT e emitir pareceres técnicos por escrito sempre que solicitado pelo Presidente para a sua apreciação durante os procedimentos perante o SADCAT;
• Prestar assistência e proporcionar orientações ao SADCAT sobre questões processuais;
• Exercer a função de tutor de todos os registos e documentação legal relativos ao trabalho do SADCAT;
• Publicar relatórios anuais contendo informação resumida sobre o número e a natureza das causas ouvidas perante o SADCAT;
• Encaminhar aos juízes dossiers e outra documentação relativos aos processos que lhes são remetidos;
• Receber as petições para instauração de processos judiciais submetidos ao SADCAT e a documentação conexa da causa;
• Receber respostas às candidaturas e encaminhá-las aos funcionários;
• Assegurar que todas as candidaturas são devidamente apresentadas em conformidade com o Regulamento do SADCAT;
• Efectuar todas as notificações necessárias relacionadas com as causas submetidas ao SADCAT;
• Preparar um dossier para cada causa, registando todas as medidas tomadas em relação à mesma; as respectivas datas; e as datas em que qualquer documento ou notificação que faça parte do procedimento é recebido ou despachado pelo gabinete do Secretário;
• Preparar documentos que registam as conclusões dos procedimentos processuais do SADCAT; Participar em audiências e reuniões do SADCAT, conforme as instruções baixadas pelo Presidente;
• Preparar e conservar as actas destas audiências e reuniões, conforme as instruções baixadas pelo Presidente;
• Executar quaisquer outras tarefas atribuídas pelo Presidente.
Requisitos exigidos para o cargo
Certificado de habilitações literárias
Pós-graduação em Direito ou qualificação equiparada
Experiência profissional
Um mínimo de 10 anos de experiência profissional na área jurídica, dos quais cinco (5) anos em litígios e experiência suplementar em Direito do Trabalho e Direito dos Contratos será uma mais-valia.
Outras competências pertinentes exigidas
• Conhecimento geral do Direito;
• Conhecimento do Direito Internacional do Trabalho;
• Aptidões de análise de textos jurídicos;
• Aptidões de resolução de problemas;
• Aptidões de Resolução Alternativa de Litígios (ADR);
• Aptidões de redacção de textos legislativos; Investigação; e análise e formulação de políticas;
• Aptidões organizacionais;
• Comunicação e criação de redes de contactos;
• Competências técnicas de advocacia e conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
• Experiência em gestão;
• Habilidades para manter laços interpessoais e ter a capacidade para organizar e motivar os outros e trabalhar num ambiente multi-cultural;
Aptidões linguísticas exigidas
Domínio de uma das línguas de trabalho da SADC (inglês, francês, português). O conhecimento de outras línguas, além das línguas de trabalho, é uma mais-valia.
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