ANÚNCIO DE VAGAS
Contexto
A Comunidade de Desenvolvimento da
África Austral conta actualmente com quinze Estados Membros[1]
e uma população de, aproximadamente, 250 milhões de habitantes, bem como com um
PIB combinado de USD 467,3 mil milhões (2006). O objectivo geral da SADC é
alcançar o desenvolvimento e o crescimento económico, que devem ser
concretizados através do aprofundamento da integração regional, alicerçada nos
princípios democráticos e no desenvolvimento equitativo e sustentável.
É neste contexto
que o Secretariado da SADC convida os cidadãos da SADC devidamente qualificados
e com experiência para se candidatarem aos seguintes postos existentes na sua
Sede, em Gaberone, Botswana:
Posto Escalão
1.
Director de Políticas, Planificação e
Mobilização de Recursos 2
2.
Director dos Recursos Humanos e
Administração 2
3.
Direcção do Orçamento e Finanças 2
4.
Secretário do Tribunal Administrativo
da SADC (SADCAT) 2
5.
Técnico Superior de Relações Públicas 4
6.
Técnico Superior de Serviços de
Conferências 4
7.
Técnico Superior de Contabilidade de
Gestão 4
8.
Assistente Executivo do Secretário
Executivo (EA-ES) 4
9.
Responsável do Centro de Recursos
Fitogenéticos
da SADC (SPGRC) 4
10.
Coordenador da Gestão de Riscos 5
11.
Técnico Superior de Contratação Pública 4
12.
Técnico de Comunicação e Relações
(Externas) 7
13.
Técnico de Gestão do Desenvolvimento e
Desempenho 7
14.
Técnico de Recursos Humanos 7
15.
Técnico de Administração e Logística 7
16.
Técnicos Documentalistas x 2 7
Remuneração
O
Secretariado da SADC oferece um pacote salarial competitivo para todos os
postos, conforme a seguir se indica:
Escalão Pacote
Médio Anual:
Escalão 2 USD
90.828
Escalão 4 USD
81.650
Escalão 5 USD 77.090
Escalão
6 USD 72.527
Escalão 7 USD
68.726
Envio de Candidaturas
Data de Encerramento:
As candidaturas devem ser submetidas ao Ponto de Contacto Nacional da SADC nos
respectivos países, conforme a seguir indicado, o mais tardar, até ao dia 13 de Maio de 2016:
África do Sul, Angola, Botswana, RDC, Lesoto, Madagáscar, Malawi,
Moçambique, Namíbia, Seychelles, Zâmbia e Zimbabwe
A sua candidatura
deve ser acompanhada dos seguintes elementos:
a)
uma carta de apresentação resumida na
qual o candidato mencione o cargo para o qual concorre e descreva a relevância
das suas habilitações literárias, da sua experiência e das suas competências
para o posto;
b)
um currículum
vitae actualizado contendo não mais de três (3) páginas;
c)
cópia(s) autenticada(s) do(s) seu(s)
Diploma(s) e Certificado(s); e
d)
Formulário de Candidatura da SADC
devidamente preenchido.
Caso seja
pré-seleccionado, deverá, no dia da entrevista, apresentar comprovativos das
habilitações literárias e profissionais em apoio à sua candidatura.
Inclusão da Perspectiva de Género
A SADC é um
empregador que favorece a igualdade de oportunidades e encoraja, de modo
particular, candidaturas de mulheres.
Data de Encerramento:
13
de Maio de 2016
Se for uma pessoa orientada para o alcance de resultados,
tiver paixão pela transformação e pelo desenvolvimento da África Austral e
tiver as competências necessárias para fazer face aos novos desafios, então
candidate-se já.
Apenas os
candidatos que cumpram com os requisitos do Secretariado da SADC e sejam
pré-seleccionados para a entrevista serão contactados. Caso não receba uma
resposta do Secretariado da SADC no prazo de quatro semanas subsequentes à data
de encerramento, queira considerar que a sua candidatura não foi seleccionada.
Para mais
informações sobre a vaga para a qual deseja candidatar-se, o perfil do posto e
para obter o Formulário de Candidatura da SADC,
queira consultar o Sítio Web da SADC: www.sadc.int
Informações
detalhadas podem também ser obtidas junto do Ponto de Contacto Nacional do seu
país.
[1] A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral
(SADC) integra a África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do
Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles,
Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
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ANÚNCIO DE VAGAS
O Secretariado da
Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pretende recrutar
profissionais altamente motivados e com experiência, que sejam cidadãos dos
Estados-Membros da SADC, para preencher as seguintes vagas regionais existentes
na sua estrutura orgânica.
- Director de Políticas, Planificação e Mobilização de Recursos - Escalão: 2
Sob a supervisão
do Secretário Executivo Adjunto para a Integração Regional, o titular
desempenhará as seguintes funções:
·
prestar ao Secretariado da SADC
serviços nas áreas do desenvolvimento de estratégias, da análise, monitorização
e avaliação de políticas, do estabelecimento de parcerias estratégicas, e da
integração inter-regional e continental, bem como prestar serviços na área da
mobilização de recursos;
·
apoiar os processos de formulação de
políticas e estratégias no Secretariado da SADC, em concertação com os
Estados-Membros, e desempenhar o papel de um grupo de reflexão sobre políticas
no seio do Secretariado da SADC no tocante a questões essenciais de integração
regional, em colaboração com redes regionais e internacionais de investigação;
·
coordenar o desenvolvimento de planos
institucionais e operacionais de curto, médio e longo prazos no Secretariado da
SADC e emitir pareceres sobre o seu alinhamento com as prioridades do RISDP e
do SIPO;
·
estabelecer mecanismos adequados para
permitir a aplicação de um sistema de monitorização e avaliação baseado em
resultados para a implantação de um mecanismo de aviso prévio, assim como para
a monitorização da implementação de instrumentos (protocolos, declarações,
memorandos de entendimento, etc.) e políticas da SADC e proceder à sua
avaliação quanto à sua adequação e contribuição para a implementação do RISDP e
do SIPO;
·
apoiar o processo de integração
regional como uma base central de recursos para a obtenção de dados regionais
oficiais e fornecer dados estatísticos relevantes e exactos sobre questões
económicas e sociais;
·
coordenar a formulação de políticas,
estratégias e instrumentos destinados a garantir o financiamento da agenda de
integração regional da SADC, segundo as prioridades estratégicas da SADC, e
providenciar liderança em matéria de condução do diálogo estrutural com os
Parceiros de Cooperação Internacionais;
·
facilitar e coordenar a implementação e
monitorização do programa de convergência macroeconómica através de um processo
de vigilância baseado na avaliação pelos pares designado mecanismo de
vigilância/avaliação pelos pares da convergência macroeconómica;
·
coordenar as Comissões Nacionais da
SADC (CNS), a Integração Continental (UA/NEPAD), as relações com outras
Comunidades Económicas Regionais (CER), assim como com outros parceiros-chave,
no quadro dos processos de planificação.
Requisitos Exigidos para o Posto
Qualificações
Mestrado em Ciências Sociais/Mestrado
em Artes
Experiência
Profissional
Dez
(10) anos de experiência relevante, com 5 anos em cargo de direcção no sector
público ou privado na área da formulação, coordenação e implementação de
programas e políticas e da planificação.
Competências
As
principais competências exigidas para o posto são:
(i) Orientação
Estratégica
(ii) Influência
e Impacto
(iii) Liderança
(iv) Orçamentação
e Gestão de Recursos, e
(v) Trabalho
em Equipa
2.
Director
dos Recursos Humanos e Administração - Escalão: 2
Sob
a supervisão do Secretário Executivo Adjunto para as Finanças e Administração,
o titular desempenará as seguintes funções:
Principais Atribuições
- orientar, coordenar e dirigir o desenvolvimento e a implementação das estratégias, políticas e sistemas dos Serviços de Apoio Institucional relacionados com a Gestão dos Recursos Humanos, Gestão de Conferências, Gestão de Registos, Serviços de Apoio Administrativo e Logístico;
- desenvolver estratégias de recursos humanos e assegurar que o Secretariado dispõe de valências, conhecimentos e competências nos funcionários para concretizar os objectivos estratégicos da Organização.
- providenciar contribuições estratégicas e especializadas na formulação da estratégia institucional do Secretariado da SADC;
- desenvolver e implementar estratégias de recursos humanos alinhadas à estratégia geral do Secretariado da SADC;
- providenciar liderança na construção e consolidação de relações sólidas com as partes intervenientes para assegurar relações laborais harmoniosas;
- orientar, dirigir e gerir a prestação de serviços de apoio administrativo e logístico que sejam eficazes em termos de custos;
- orientar, dirigir e gerir o desenvolvimento e manutenção de registos, políticas, procedimentos e normas de gestão;
- supervisionar e gerir os serviços de gestão e manutenção de instalações;
- estabelecer parcerias e relações mutuamente vantajosas com os principais intervenientes;
- organizar a prestação de serviços de Gestão de Recursos Humanos ao Secretariado;
(i)
efectuar a planificação dos Recursos Humanos;
(ii)
efectuar o Recrutamento, Selecção e Nomeação de
Quadros
(iii)
velar pela Gestão da Tabela Salarial
(iv)
velar pela Gestão do Desempenho
(v)
realizar acções de Formação e Desenvolvimento,
e
(vi)
gerir as Relações Laborais;
·
assegurar a prestação dos seguintes serviços de
apoio institucional:
(i)
Gestão e Alienação de Activos;
(ii)
Facilitação de Serviços Consulares
(iii)
Segurança, Saúde e Meio Ambiente (OSHE);
(iv)
Logística, Transportes e Gestão da Frota de
Viaturas;
(v)
Gestão de Arquivos;
(vi)
Cumprimento do Regulamento Interno de
Administração da SADC;
(vii)
Compreensão comum de questões respeitantes à
Comunidade mediante a disponibilização de documentos para todas as reuniões em
todas as línguas de trabalho da SADC e mediante a disponibilização de serviços
de interpretação nas reuniões;
(viii)
Planificação eficaz das reuniões/conferências
da SADC;
(ix)
assegurar a disponibilidade de instalações
adequadas para todas as reuniões dos órgãos decisores da SADC.
Requisitos Exigidos para o Posto
Para
exercer estas funções com êxito, o titular deve ser capaz de desempenhar, de
forma satisfatória, cada uma das principais atribuições e possuir as seguintes
qualificações e as devidas competências essenciais para a SADC.
Requisitos
Académicos e de Experiência
- Mestrado em Gestão ou Desenvolvimento de Recursos Humanos, Psicologia do Trabalho, Engenharia Industrial, Mestrado em Administração Pública (MPA) ou Mestrado em Administração de Empresas (MBA)
- Dez (10) anos de experiência na área dos Recursos Humanos, com um mínimo de cinco (5) anos num cargo de direcção
Competências
Essenciais
As
principais competências exigidas para o posto são:
- Orientação Estratégica
- Influência e Impacto
- Liderança
- Orçamentação e Gestão dos Recursos, e
- Trabalho em Equipa
3.
Posto: Director do Orçamento e Finanças - Escalão:
2
Sob
a supervisão do Secretário Executivo Adjunto para as Finanças e Administração,
o titular desempenará as seguintes funções:
· providenciar
orientações estratégicas à Direcção Executiva e formular estratégias,
desenvolver capacidades, sistemas e processos de gestão financeira em linha com
as políticas, regras, regulamentos e boas práticas para se conseguir uma gestão
financeira e controlos financeiros internos sólidos sobre os recursos do
Secretariado da SADC;
· servir de assessor financeiro principal do
Secretário Executivo, do Secretário Executivo Adjunto para as Finanças e Administração
e da Equipa de Gestão em matérias relacionadas com estratégias, capacidades,
sistemas e processos de gestão financeira alinhados com as políticas, regras e
regulamentos financeiros;
· assegurar a supervisão da elaboração de orçamentos
anuais e de médio e longo prazos, assim como de contas estatutárias e
demonstrações financeiras anuais em conformidade com as normas vigentes;
· assegurar a formulação e apresentação de
comunicações sobre questões técnicas, estratégicas e em matéria de política em
conformidade com as normas e melhores práticas internacionais;
- assegurar a existência de sistemas e processos de administração financeira, controlo financeiro e protecção dos recursos e património da Organização concebidos e implantados em conformidade com as normas éticas apropriadas e monitorizar a sua contínua eficácia na prática;
- assegurar a manutenção de um sistema de gestão financeira eficaz que cubra todos os domínios e que seja sensível e adaptável às várias actividades empreendidas pelo Secretariado da SADC;
- ajudar na formulação de estratégias e políticas gerais do Secretariado da SADC através de serviços de assessoria ao Secretário Executivo e ao Secretário Executivo Adjunto e participar nas reuniões da Equipa de Gestão sobre as actuais e futuras operações, desenvolvimento de estratégias e planificação.
Requisitos
Exigidos para o Posto
Qualificações
(i)
Mestrado em Finanças, Gestão ou
Administração de Empresas ou grau equiparado;
(ii) Qualificações
profissionais, tais como Diploma em Contabilidade ou Revisor Oficial de Contas
(CPA), conferidas por uma instituição de contabilidade internacionalmente
reconhecida;
(iii) Membro
de um organismo internacionalmente reconhecido, tal como a ACCA, CIMA, ICAEW,
ICAS, ACPA, ou equiparado.
Experiência
Profissional
·
possuir um mínimo de dez (10) anos de
experiência com uma folha de serviços excepcional em cargos de liderança
progressivamente mais altos na área da gestão financeira e da contabilidade,
oito (8) dos quais num cargo semelhante.
·
possuir conhecimentos de IPSAS, IFRS ou
GAAP.
·
Experiência anterior como Director
Financeiro de uma organização de grande dimensão é altamente desejável.
·
Elevada perspicácia derivada da sua
experiência acumulada nos sectores público e privado seria uma vantagem.
·
Sólida experiência na gestão de riscos.
Competências
(i) Orientação
estratégica e integridade comprovadas, tendo como modelo os valores e normas
éticas do Secretariado
(ii) Promover
a visão, missão e objectivos estratégicos do Secretariado
(iii) Possuir
uma forte capacidade de planificação, de orçamentação e de gestão de recursos
(iv) Promover
o trabalho em equipa
4.
Posto:
Secretário do Tribunal Administrativo da SADC (SADCAT) - Escalão: 2
Tendo como superior hierárquico o Presidente do SADCAT , o titular terá as seguintes atribuições e
responsabilidades específicas:
i.
assegurar
e gerir o trabalho do SADCAT;
ii.
analisar
casos e recursos interpostos perante o SADCAT e emitir, por escrito, pareceres
técnicos, sempre que tal seja solicitado pelo Presidente, para efeitos de
apreciação nas sessões do SADCAT;
iii.
providenciar
assistência e orientações ao SADCAT sobre questões processuais;
iv.
servir
de depositário dos autos de todos os processos judiciais e da documentação
referente ao trabalho do SADCAT;
v.
publicar
relatórios anuais contendo informações resumidas sobre o número e a natureza
dos casos ouvidos no SADCAT;
vi.
enviar
dossiers e outra documentação aos Juízes relativamente aos casos que lhes são
remetidos;
vii.
receber
pedidos de instauração de processos submetidos ao SADCAT e a documentação
relacionada com o caso;
viii.
receber
respostas aos pedidos e transmiti-las aos funcionários;
ix.
assegurar
que todos os pedidos são devidamente depositados de acordo com o Regimento
Interno do SADCAT;
x.
emitir
todas as notificações necessárias relativamente aos casos pendentes perante o
SADCAT;
xi.
preparar
um dossier para cada caso registando todas as acções empreendidas relativamente
ao caso; as respectivas datas, e as datas em que qualquer documento ou
notificação que faz parte do processo foi recebida ou expedida pelo gabinete do
Secretário;
xii.
preparar
documentos, registando as conclusões das sessões do SADCAT. Assistir às
audições e reuniões do SADCAT, de acordo com as instruções recebidas do
Presidente;
xiii.
elaborar
e conservar as actas dessas audições e reuniões, de acordo com as instruções
recebidas do Presidente;
xiv.
desempenhar
as funções conferidas ao Secretário nos termos do Regimento; e
xv.
realizar
quaisquer outras tarefas que lhe sejam atribuídas pelo Presidente.
Requisitos
Exigidos para o Posto
Qualificações
O
titular deve ser cidadão da SADC e possuir um Mestrado em Direito ou um título
equivalente, com uma especialização em Direito Administrativo.
Experiência Profissional
O
titular deve possuir, no mínimo, dez (10) anos de experiência no exercício de
advocacia no sector público ou por conta própria, assim como experiência na
área do Direito Administrativo e competências de mediação.
Outras competências relevantes
requeridas
Conhecimentos
gerais de Direito, Conhecimentos aprofundados de Direito Internacional e de
Direito Constitucional; Capacidade analítica; Capacidade de resolução de
problemas; Capacidade de negociação; Capacidade de produção de textos
legislativos; Investigação, análise e elaboração de políticas; Capacidade de
organização; Comunicação e estabelecimento de contactos; Advocacia e gestão;
Conhecimentos informáticos; Experiência em gestão e excelentes aptidões
interpessoais, bem como capacidade para organizar e motivar outras pessoas e
para trabalhar num ambiente multicultural;
Aptidões linguísticas requeridas
Domínio
de uma das línguas de trabalho da SADC (Inglês, Português, Francês). O
conhecimento de uma outra ou mais línguas de trabalho será uma mais-valia.
Idade Requerida
Os
candidatos devem ter, de preferência, idades compreendidas entre 30 e 50 anos.
Duração do contrato
A
nomeação do titular será efectuada com base num contrato de duração limitada
por um período de quatro (4) anos, renovável uma vez por igual período, sujeito
a um desempenho satisfatório.
- Posto: Técnico Superior de Relações Públicas - Escalão: 4
Sob a supervisão do Secretário Executivo, o titular exercerá
as seguintes funções:
·
elaborar programas de partilha de informações
e conhecimentos para sensibilização pública;
·
formular e rever periodicamente as
políticas de informação e comunicação;
·
assessorar a direcção e os funcionários
em matéria de comunicação e informação e da partilha das melhores práticas;
·
treinar o pessoal de primeira linha em
serviços de atendimento ao cliente e em relações públicas;
·
implantar sistemas com listas de
controlo para a devida planificação e gestão de eventos;
·
desenvolver estratégias de comunicação
social e quadros de comunicação;
·
identificar as partes interessadas e
desenvolver estratégias para a divulgação de informações sobre a SADC junto
daquelas.
Requisitos Exigidos para o Posto
Qualificações
- Mestrado em Relações Públicas, Jornalismo, Comunicação Internacional, Comunicação Política ou Marketing Social.
Experiência Profissional
- Experiência de oito (8) anos, com cindo (5) dos quais num posto de direcção em relações públicas, jornalismo, comunicação política, marketing social ou comunicação internacional. Frequência de custos de formação em diplomacia e protocolo
Competências
Competências informáticas, com formação comprovada em edição
assistida por computador e produção de pelo menos uma publicação.
Capacidade de planificação e coordenação
Boa capacidade de comunicação
Capacidade de investigação
Capacidade de gestão, de organização e de administração.
- Posto: Técnico Superior de Serviços de Conferências – Escalão: 4
Sob
a supervisão do Director dos Recursos Humanos e Administração, o titular desempenhará
as seguintes funções:
·
compilar documentação nas três línguas
de trabalho da Instituição e enviá-la aos Estados-Membros
·
identificar tradutores independentes e
compilar uma base de dados;
·
prestar serviços de interpretação com
recurso à base de dados de profissionais independentes competentes;
·
assegurar que os convites e a
documentação sejam enviados atempadamente aos participantes nas reuniões;
·
compilar e distribuir um calendário de
conferências e de outros eventos;
·
participar no planeamento e coordenação
de reuniões, com os Estados-Membros;
·
estabelecer padrões para instalações e
condições para o acolhimento de reuniões;
·
supervisionar a produção de documentos
para conferências e assegurar a sua distribuição atempada aos Estados-Membros
durante as reuniões;
·
assegurar a gestão geral da unidade, o
desempenho e a disciplina dos funcionários, assim como a gestão do orçamento.
Requisitos Exigidos para o Posto
Qualificações
Mestrado num
domínio relevante (Relações Internacionais, Gestão, etc.)
Experiência Profissional
Oito
(8) anos de experiência relevante, dos quais cinco (5) anos no exercício de
funções num cargo similar ou relacionado.
Competências
(i)
Forte capacidade de liderança e de
coordenação
(ii) Gestão
do Tempo
7. Posto: Técnico Superior de Finanças -
Contabilidade de Gestão - Escalão: 4
Sob a supervisão do Director do Orçamento e Finanças, o
titular exercerá as seguintes funções:
- velar pela gestão eficaz e eficiente da Unidade de Contabilidade, prevista no organograma funcional da Direcção do Orçamento e Finanças, com vista a concretizar os seguintes objectivos:
- prestar
serviços eficazes e eficientes de consultoria em matéria de riscos no seio da
Direcção do Orçamento e Finanças, que assegura a concretização dos objectivos
de gestão financeira; e
- apoiar
a Direcção do Orçamento e Finanças no cumprimento da sua responsabilidade
fiduciária de assegurar que os fundos são utilizados e reportados em
consonância com a regulamentação aplicável.
- agregar valor ao trabalho de supervisão institucional (ou seja, do Comité de Auditoria, do Subcomité de Finanças, do Comité de Auditoria da SADC) e da Direcção Executiva;
- estabelecer sistemas e processos financeiros internos eficientes e eficazes;
- usar de forma apropriada a responsabilidade fiduciária;
- disponibilizar informação financeira útil para gestão, tomada de decisões e controlo;
- preparar contas estatutárias e relatórios financeiros, de acordo com o quadro de elaboração de relatórios financeiros e as Normas Internacionais de Contabilidade do Sector Público;
- coordenar a compilação de despesas orçamentais; e de directrizes para a elaboração de relatórios financeiros e contabilísticos, organizar acções de formação e apoio aos utilizadores compatíveis com as políticas, regras e procedimentos;
- revisar as contas do razão geral e dos razões auxiliares, a fim de apoiar os calendários, fazer cumprir os prazos contabilísticos mensais, analisar balancetes mensais e produzir contas da Direcção;
- elaborar relatórios técnicos para facilitar o trabalho do Comité de Auditoria que consiste em verificar a adequação dos controlos e sistemas internos, incluindo relatórios financeiros e de contas.
Requisitos
Exigidos para o Posto
Qualificações
Mestrado em Contabilidade; Gestão, Administração de Empresas
ou equiparado.
Qualificação Profissional em Contabilidade adquirida junto
de um organismo de contabilidade internacionalmente reconhecido, tal como a
ACCMA, CIMA, ICAEW, ICAS, ACPA, ou equiparado;
Membro de um organismo internacionalmente reconhecido, tal
como a ACCA, CIMA, ICAEW, ICAS, ACPA, ou equiparado.
Experiência
Profissional
Dez (10) anos de experiência na área de serviços de
assessoria ou de gestão financeira, controlo financeiro e/ou contabilidade.
Oito (8) anos de experiência específica num cargo de nível
superior na área de serviços de assessoria ou de gestão financeira, controlo
financeiro ou contabilidade.
Competências
(i)
Aplicação das Normas Internacionais de
Contabilidade do Sector Público
(ii) Capacidade
de liderança, gestão e supervisão altamente desenvolvida
(iii) Boa
capacidade de comunicação (verbal, escrita e expositiva)
(iv) Competências
em matéria de assessoria
(v) Capacidade
para resolução de problemas
(vi) Competências
em matéria de atendimento ao cliente
(vii)
Capacidade para cumprir prazos
8.
Posto:
Técnico Superior de Contratação Pública - Escalão: 4
Sob a supervisão do Secretário Executivo Adjunto para as
Finanças e Administração, o titular desempenhará as seguintes funções:
- gerir o processo de contratação pública em conformidade com os procedimentos estabelecidos, ao mesmo tempo que assegura economia, eficiência, transparência, justeza, responsabilidade/padrões éticos e promove a concorrência;
·
coordenar a elaboração dos Planos de
Contratação Pública específicos e gerais;
·
formular a estratégia de contratação
pública;
·
assegurar que a Unidade de Controlo
Ex-ante e o Comité de Adjudicações estão a agir com celeridade dentro do prazo
estipulado na política e regulamento de contratação pública;
·
prestar serviços de secretariado ao
Comité de Adjudicações;
·
providenciar registos dos processos de
contratação pública;
·
fornecer documentos para apoiar os
argumentos esgrimidos pelo Defensor;
·
elaborar os relatórios sobre a
implementação da política de contratação pública;
·
auxiliar as missões de Auditoria e de
Monitorização e Avaliação, facilitando o seu balanço;
·
em cooperação com a Unidade de Relações
Públicas, desenvolver a estratégia de comunicação sobre contratação pública da
instituição;
·
organizar reuniões de trabalho anuais
com os fornecedores e a indústria;
·
prestar assessoria em matéria de
contratação pública à Unidade de Requisições na elaboração de documentos
relacionados com a contratação pública;
·
fornecer apoio às Unidades de
Requisição na administração de contratos, prestando assessoria em matérias
relacionadas com a contratação pública;
·
coordenar a actividade da Unidade de
Controlo Ex-ante e da Unidade de Adjudicações e Contratação, assim como o
Contrato-Quadro e a Base de Dados da Unidade de Fornecedores Aprovados;
·
estabelecer o volume de trabalho e os
indicadores de desempenho dos funcionários;
·
elaborar planos de desenvolvimento de
recursos humanos para os funcionários e prestar apoio técnico ou em matéria de
gestão aos funcionários; e
·
monitorizar e avaliar o desempenho dos
funcionários
Requisitos
Exigidos para o Posto
Qualificações
Mestrado em Economia, Direito, Contratação Pública ou
qualificações académicas equiparadas
Experiência
Profissional
Experiência
de dez (10) anos em Contratação Pública ou Contratação Internacional, dos
quais, pelo menos, cinco (5) anos de experiência em Contratação Internacional
numa organização internacional (Banco Mundial, Banco Africano de
Desenvolvimento ou União Europeia)
Competências
(i)
Aplicação das normas de Contratação
Internacional
(ii)
Capacidade de liderança, gestão e
supervisão altamente desenvolvida
(iii)
Boa capacidade de comunicação (verbal,
escrita e expositiva)
(iv)
Competências em matéria de assessoria
(v)
Capacidade para resolução de problemas
(vi)
Competências em matéria de atendimento
ao cliente
(vii)
Capacidade para cumprir prazos
9.
Posto:
Assistente Executivo do Secretário
Executivo - Escalão: 4
Finalidade das Funções:
Apoiar o Secretário Executivo, prestando assessoria técnica através de análises
técnicas e notas informativas, velando pelo apoio administrativo e em matéria
de gestão necessário para assegurar o funcionamento eficiente do gabinete do
Secretário Executivo.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
(a) Prestar
apoio técnico através de assessoria técnica e supervisionar a gestão e
administração do gabinete do Secretário Executivo;
(b) realizar
tarefas especiais que lhe sejam solicitadas pelo Secretário Executivo,
incluindo a elaboração de análises, discursos e notas informativas para o
Secretário Executivo;
(c) manter
o Secretário Executivo informado sobre todas as questões da actualidade na
Região, de modo a permitir-lhe tomar medidas eficazes e realizar intervenções
informadas;
(d) elaborar
e gerir o Programa de Trabalho do Gabinete do Secretário Executivo;
(e) preparar
e supervisionar a gestão e as missões do Secretário Executivo;
(f) supervisionar
a gestão das comunicações, os relatórios e a correspondência expedida e
recebida pelo gabinete do Secretário Executivo;
(g) coordenar
as audiências e os encontros oficiais do Secretário Executivo realizados no
Secretariado;
(h) fazer
o seguimento da implementação das instruções emitidas pelo Secretário
Executivo; e elaborar relatórios mensais;
(i) realizar
quaisquer funções que lhe venham a ser atribuídas pelo Secretário Executivo;
(j) organizar
e supervisionar o fluxo de trabalho e outros serviços administrativos no
gabinete do Secretário Executivo.
Requisitos
Exigidos para o Posto
Qualificações
Mestrado em Economia
ou Gestão de Empresas, Ciências Políticas ou Direito
Um Doutoramento
será uma mais-valia
Experiência Profissional
Os candidatos
devem possuir, no mínimo, uma experiência de dez (10) anos no exercício de
funções similares e em questões ligadas à integração.
Línguas
Fluência em
Inglês, o conhecimento das outras línguas oficiais da SADC constituirá uma
mais-valia.
10.
Posto: Responsável do Centro de Recursos
Fitogenéticos da SADC - Escalão: 4
Sob
a supervisão do Director para a Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais (FANR),
o titular desempenhará as seguintes funções:
·
supervisionar e providenciar gestão e
orientações estratégicas aos funcionários do Centro de Recursos Fitogenéticos
da SADC (SPGRC);
·
desenvolver e formular estratégias de
curta e longa duração para a conservação de recursos fitogenéticos na Região da
SADC e dirigir/supervisionar as actividades do SPGRC;
·
apresentar planos de trabalho,
orçamentos para aprovação e mobilizar fundos para financiar as operações do
SPGRC;
·
supervisionar e providenciar
orientações sobre as actividades ligadas aos recursos fitogenéticos no SPGRC e
nos Centros nacionais;
·
estabelecer contactos com organizações
regionais e internacionais sobre a conservação e aproveitamento dos recursos
fitogenéticos;
·
coordenar o desenvolvimento de
políticas e procedimentos para o intercâmbio de germoplasma no aproveitamento
de recursos fitogenéticos na Região.
Requisitos Exigidos para o Posto
Certificação
Possuir, no
mínimo, um Mestrado em Fitotecnia ou equivalente.
Experiência Profissional
Oito (8) anos de experiência na gestão
de uma instituição de investigação agrária nacional e exposição à gestão de uma
instituição regional ou internacional de investigação ou formação.
Participação ou experiência
profissional na conservação de recursos fitogenéticos ou em actividades afins
Competências
- Capacidade de planificação e coordenação
- Boa capacidade de comunicação
- Capacidade de investigação
11.
Posto:
Coordenador da Gestão de Riscos - Escalão: 5
Principal finalidade da função:
coordenar
a operacionalização das políticas de gestão de riscos e de continuidade das
actividades e assegurar que todos os seus documentos-quadro são mantidos
actualizados.
Principais áreas de resultados
- Actualização periódica dos documentos-quadro sobre gestão de riscos;
- Facilitação da elaboração de registos de riscos por todas as unidades orgânicas e projectos;
- Facilitação da elaboração de planos de continuidade das actividades por todas as unidades orgânicas;
- Coordenação da implementação do Plano de Continuidade das Actividades do Secretariado da SADC;
- Monitorização e apresentação de relatórios periódicos sobre a situação dos riscos e a sua gestão ao Comité de Gestão de Riscos e Auditoria, à Equipa de Gestão, ao Comité de Auditoria e ao Conselho;
- Elaboração e implementação de planos anuais de gestão de riscos, de acordo com os requisitos definidos na Política de Planeamento, Monitorização e Avaliação da SADC (SPME);
- Gestão eficaz e eficiente dos riscos gerais existentes no Secretariado;
- Desempenho de funções de secretariado para o Comité de Gestão de Riscos e Auditoria;
- Coordenação e facilitação da formação em gestão de riscos ao nível da Organização.
Requisitos
Exigidos para o Posto
Qualificações
- Mestrado em Economia, Finanças, Planificação Estratégica, Monitorização e Avaliação ou equivalente
Experiência
·
Possuir, no mínimo, dez (10) anos de
experiência profissional generalizada;
·
Possuir, no mínimo, três (3) anos de
experiência em cargo de direcção no sector público, privado ou não estatal;
·
Possuir experiência na elaboração e
operacionalização de políticas de gestão de riscos e de continuidade de
actividades;
·
Possuir experiência em planificação,
monitorização e avaliação;
·
Possuir experiência em desenvolvimento
estratégico;
·
Possuir experiência na elaboração de
relatórios de alto nível.
Competências
·
Excelente capacidade técnica- processos
de gestão de riscos e de realização de actividades;
·
Excelente capacidade analítica -
pensamento estratégico, tratamento de dados e capacidade de investigação;
·
Excelente capacidade de comunicação
(escrita, oral e expositiva);
·
Excelente capacidade de gestão - gestão
do tempo, liderança e facilitação;
·
Excelente capacidade de relacionamento
- influência, negociação e estabelecimento de contactos;
·
Fluência em Inglês (falado e escrito);
·
Domínio de informática, utilizando
pacotes comummente utilizados, tais como o MS Office Suite;
·
Conhecimentos de Francês ou Português
constituiriam uma vantagem acrescida.
12.
Posto:
Técnico de Comunicação e Relações (Externas) - Escalão: 7
Sob
a supervisão do Técnico Superior de Relações Públicas, o titular desempenhará
as seguintes funções:
• planear,
gerir e implementar as funções de comunicação da SADC, bem como promover a
imagem da SADC a nível regional e internacional;
• gerir
correctamente a produção e disseminação de documentos, publicações e
declarações da SADC;
• aumentar
e melhorar a visibilidade ou imagem pública da SADC; e
• assegurar
a participação efectiva das partes intervenientes.
Requisitos Exigidos para o Posto
Qualificações
·
Mestrado em Gestão de Meios de
Comunicação Social, Gestão de Marketing, Jornalismo ou Comunicação
Internacional.
Experiência
Profissional
Cinco
(5) anos de experiência em Relações Públicas, Relações com os Órgãos de
Comunicação Social, Jornalismo ou Comunicação Internacional.
Competências
(i)
Capacidade analítica
(ii)
Capacidade de organização
13. Posto: Técnico de Gestão do Desenvolvimento e
Desempenho - Escalão: 7
Sob
a supervisão do Técnico Superior de Recursos Humanos, o titular desempenhará as
seguintes funções:
• desenvolver,
recomendar e facilitar a implementação de estratégias, políticas, sistemas e
programas apropriados para a formação e desenvolvimento, gestão do desempenho e
gestão de talentos, com vista a equipar os funcionários com as competências
necessárias à concretização dos objectivos da Organização, ao aumento do moral
e envolvimento dos funcionários e, consequentemente, ao aumento da
produtividade ao nível do Secretariado;
• iniciar
e recomendar estratégias, políticas e sistemas efectivos de formação e
desenvolvimento, de gestão do desempenho e de gestão de talentos;
• desenvolver
e coordenar a implementação de planos e orçamentos para formação e
desenvolvimento que estejam baseados nas necessidades e prioridades de formação
identificadas do Secretariado;
• coordenar
e gerir, de forma efectiva, a implementação do sistema de gestão do desempenho
(PMS); e
·
iniciar, recomendar e coordenar a
implementação da gestão de talentos e de programas de sucessão.
Requisitos Exigidos para o Posto
Qualificações
• Licenciatura
em Gestão ou Desenvolvimento de Recursos Humanos ou numa disciplina conexa das
Ciências Sociais;
·
Filiação numa instituição profissional
reconhecida (IPM, ITD IHRM etc.) será uma mais-valia
Experiência Profissional
Cinco
(5) anos de experiência na planificação do desenvolvimento de iniciativas de
formação e desenvolvimento, de gestão de talentos e de planificação da
sucessão, assim como da implementação de sistemas de gestão do desempenho.
Competências
(i)
Técnicas de apresentação
(ii)
Técnicas de facilitação
(iii)
Boa capacidade de comunicação
(iv)
Capacidade para cumprir prazos
(v)
Capacidade de organização
(vi)
Trabalho em equipa
14. Posto: Técnico de Recursos Humanos -
Escalão: 7
Sob
a supervisão do Técnico Superior de Recursos Humanos, o titular desempenhará as
seguintes funções:
• interpretar
e facilitar a implementação de estratégias, políticas e procedimentos sobre os
Recursos Humanos no tocante ao recrutamento e colocação, relações industriais,
bem-estar dos funcionários e protecção no local de trabalho, saúde e
meio-ambiente;
·
informar a equipa de gestão e os
funcionários sobre os termos e as condições de trabalho e assegurar a sua
aplicação equitativa, bem como resolver pequenas disputas e reclamações;
• coordenar
o recrutamento, selecção e colocação de funcionários;
• coordenar
e gerir programas de bem-estar dos funcionários; e
• aconselhar
a equipa de gestão e os funcionários sobre os processos de tratamento de casos
disciplinares e de reclamações; e
·
coordenar e gerir a segurança, a saúde
e o ambiente.
Requisitos
Exigidos para o Posto
Qualificações
Licenciatura
em Gestão de Recursos Humanos/Psicologia do Trabalho/ Gestão
• Filiação
numa Associação Profissional de Recursos Humanos é desejável.
Experiência Profissional
Cinco
(5) anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos.
Competências
(i)
Atenção ao Detalhe
(ii)
Capacidade de planificação
(iii)
Confidencialidade
(iv)
Capacidade para cumprir prazos
(v)
Capacidade de organização
(vi)
Trabalho em equipa
- Posto: Técnico de Administração e Logística - Escalão: 7
Sob
a supervisão do Técnico Superior de Administração, o titular exercerá as
seguintes funções:
• prestar
serviços de apoio administrativo e logístico de qualidade e eficiente ao
Secretariado da SADC;
• analisar
e recomendar serviços de segurança adequados;
• velar
pela existência de instalações administrativas e residenciais adequadas;
• velar
pela existência de meios de comunicação funcionais e eficientes;
• assegurar
a prestação de serviços administrativos e logísticos eficientes e fiáveis; e
• velar
pela disponibilidade e boa manutenção dos veículos do Secretariado.
Requisitos Exigidos para o Posto
Qualificações
Licenciatura em Administração de Empresas ou
Licenciatura em Administração Pública
Experiência Profissional
Cinco (5) anos de experiência em Gestão e
Administração de Instalações
Competências
(i)
Atenção ao Detalhe
(ii)
Capacidade de planificação
(iii)
Capacidade para cumprir prazos
(iv)
Capacidade de organização
(v)
Trabalho em equipa
16.
Posto:
Técnico Documentalista x 2 - Escalão: 7
Sob
a supervisão do Técnico Superior de Serviços de Conferências, o titular desempenhará
as seguintes funções:
·
assegurar a adesão à terminologia da
SADC e ao formato e tamanho prescritos para os documentos;
• editar
os documentos antes de estes serem enviados para tradução; e
·
compilar documentos para as reuniões da
SADC;
·
elaborar as actas das reuniões de todos
os órgãos decisores;
·
receber contributos das Direcções e
compilar um calendário de eventos;
·
despachar, em tempo oportuno, o
calendário de eventos aos intervenientes da SADC;
·
assegurar a disponibilidade de tradutores
e intérpretes independentes em todas as reuniões da SADC;
• compilar e expedir documentos aos Estados-Membros em todas
as línguas da SADC.
Requisitos Exigidos para o Posto
Qualificações
Licenciatura em
Línguas/Inglês
Experiência Profissional
Cinco (5) anos de
experiência num cargo semelhante.
Competências
(i)
Atenção ao Detalhe
(ii)
Capacidade de planificação
(iii)
Capacidade para cumprir prazos
(iv)
Capacidade de organização
(v)
Trabalho em equipa
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