sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Concurso para escolas secundarias em 2016



CONCURSO DE REDACÇÕES PARA ESCOLAS SECUNDÁRIAS DA SADC

ANÚNCIO
A Comissão Nacional da SADC, em Moçambique, anuncia o lançamento do 18º CONCURSO DE REDACÇÕES PARA ESCOLAS SECUNDÁRIAS DA SADC aberto para todos os estudantes nacionais matriculados nas escolas estatais e privadas nas 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classes, no ano lectivo de 2016.

REGULAMENTO DO CONCURSO
Tópico: A transformação dos recursos naturais e o melhoramento do capital humano irão acelerar a industrialização das economias da SADC.
Discuta como tais recursos poderiam resultar num desenvolvimento económico sustentável.

1.    Na redacção, o concorrente deverá:

a)    Descrever os recursos naturais com benefícios económicos para cada Estado membro da SADC (20 pontos)
b)    Discutir os principais requisitos necessários para facilitar a industrialização na região (tais como infraestruturas etc.) (15 pontos)
c)    Discutir o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no apoio à Industrialização da Região da SADC. (20 pontos)
d)    4.Identificar as competências fundamentais e escassas necessárias para o avanço da Industrialização na Região da SADC (15 pontos)
e)    Propor o que deve ser melhorado no sector da Educação para a preparação de estudantes que participem e contribuam efetivamente na economia (15 pontos); e
f)     Propor o papel que deve ser desempenhado pelos actores não-estatais, o sector privado, organizações não-governamentais, autoridades tradicionais e comunidades locais no Sector de Educação e Formação, para assegurar que as habilidades e competências sejam relevantes para a Economia e Desenvolvimento Social (15 pontos)

2.    Todos os trabalhos a concurso deverão (i) ter entre 1.500 e 2.000 palavras e (ii) ser numa das línguas de trabalho da SADC, nomeadamente, inglês, português e francês. Embora os trabalhos a concurso possam ser manuscritos, os concorrentes são encorajados a dactilografar as suas redacções.

3.    Os trabalhos a concurso deverão conter todos os detalhes de contacto do concorrente, incluindo endereço físico, números de telefone/telemóvel e, onde for aplicável, de Fax e endereço de correio electrónico (E-mail), nome do estudante concorrente, da escola e da província. Todos os dados sobre o concorrente devem constar apenas na última página e tal página não deve conter o conteúdo da redacção.

4.    Os trabalhos a concurso devem ser submetidos às Direcções Provinciais de Educação e Desenvolvimento Humano, até dia 29 de Abril de 2016. Cada Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano fará o apuramento das três melhores redacções a nível provincial e submetê-las ao Ponto Provincial de Contacto da CONSADC, até 11 de Maio de 2016, e submeterá a lista dos vencedores à consadc@yahoo.com

Os Pontos Provinciais de Contacto da CONSADC são:

Cabo Delgado:
Direcção Provincial de Economia e Finanças
Niassa:
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Nampula:
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Tete:
Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social
Zambézia:
Direcção Provincial da Indústria e Comércio
Manica:
Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar
Sofala
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Inhambane:
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Gaza:
Direcção Provincial da Indústria e Comércio
Maputo Província
Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações
Maputo Cidade
Direcção da Indústria e Comércio

5.Da decisão do Júri Provincial não há recurso.
6.Cada Ponto Provincial de Contacto da CONSADC submeterá ao Secretariado Técnico da CONSADC, em Maputo, as três melhores redacções da província, por correio electrónico, em formato de WORD, até 16 de Maio de 2016 (consadc@yahoo.com) e as redacções em formato físico, até 19 de Maio de 2016.
7.Os trabalhos a concurso recebidos das províncias serão analisados por um júri, a nível nacional, constituído por elementos a serem indicados pelo Director da CONSADC, sob a proposta do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, que selecionará as três melhores obras para serem submetidas ao Secretariado da SADC, em Botswana.
8.    Os vencedores a nível nacional em Moçambique serão anunciados no dia 27 de Maio de 2016 e os prémios serão atribuídos numa cerimónia pública, por ocasião das comemorações do Dia da SADC: 17 de Agosto. O local das cerimónias centrais será anunciado oportunamente.
9.    Haverá três prémios nacionais que serão atribuídos da seguinte maneira: 1º Prémio = o equivalente a USD500 em meticais; 2º Prémio = o equivalente a USD300 em meticais; e 3º Prémio = o equivalente a USD200 em meticais
10.  Da decisão do Júri Nacional não há recurso.
11.  Os três vencedores a nível nacional de cada Estado Membro competirão depois a nível regional.
12.  Haverá três prémios regionais que serão atribuídos da seguinte maneira: 1º Prémio = USD1.500; 2º Prémio = USD1.000 e 3º Prémio = USD750
13.  Os três vencedores regionais participarão em Agosto de 2016 na Cerimónia de Abertura da Cimeira dos Chefes de Estado e/ou Governo da SADC, no Reino da Swazilândia, onde o vencedor do Primeiro Prémio vai ler passagens da sua redacção.
14.  Peritos do Secretariado da SADC supervisionarão o processo de classificação das redacções submetidas a concurso na fase regional.
15.  Da decisão do Júri Regional não há recurso.
16.  Os familiares directos dos quadros do Secretariado da SADC, das Comissões Nacionais da SADC e dos Coordenadores Nacionais dos Media da SADC e dos Pontos Nacionais de Contacto da SADC bem como dos Pontos de Contacto da CONSADC a níveis central, provincial e distrital, não participam no concurso.
17.  Recomenda-se que os exemplares do regulamento deste Concurso sejam afixados nas vitrinas de todas as escolas das 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classes.
18.  Cópia deste Regulamento está também disponível no Portal da CONSADC: www.consadcmocambique.blogspot.com

Maputo, 25 de Fevereiro de 2016.